sábado, 27 de janeiro de 2018

8 Lições de Michael Phelps para o mundo corporativo

Para quem não conhece Michael Phelps, basta dizer que ele é o maior atleta olímpico de todos os tempos. Em 2000, estreou aos 15 anos nos Jogos Olímpicos de Sydney, tendo obtido o quinto lugar na final dos 200 metros borboleta. Cinco meses após os jogos, aos 15 anos e 9 meses de idade, bateu o recorde dessa mesma prova, tornando-se o mais novo nadador de todos os tempos a bater um recorde mundial de natação. Nas quatro olimpíadas seguintes simplesmente ganhou 28 medalhas, sendo 23 de ouro, e alcançou 39 recordes mundiais. Para fins estatísticos, o Brasil tem 30 medalhas de ouro em toda a sua história.


Mas para quem pensa que Phelps é um super-homem e sucesso profissional é tudo, engana-se. Mortal como todos nós, passou por grandes dificuldades na vida pessoal, cogitando até mesmo o suicídio.
 
 
Com uma série de episódios nas primeiras páginas do noticiário, envolvendo casos de drogas, álcool e problemas com a polícia, muitos apostaram que seria o fim da carreira do atleta. Porém, calou a todos nas Olimpíadas do Rio 2016. Voltou e mostrou que ainda era o cara a ser batido nas piscinas do complexo olímpico ganhando cinco medalhas de ouro e uma de prata, e ainda foi eleito o melhor atleta da competição.

 
 
No final do ano passado, o atleta e seu fiel técnico, Bob Bowman, estiveram no fórum HSM Educação Executiva, um evento voltado para líderes, empresários e empreendedores. Na ocasião, o técnico de natação e head coach da Yellow Cap Sports Club, Wanderely do Santos, compilou várias frases de ambos, que trazem insights e aplicabilidade no nosso universo corporativo. Compartilho com vocês:

#1 Autoconfiança e determinação é fundamental para ser campeão: 
“Eu acreditava em mim o tempo inteiro, mesmo nos momentos de altos e baixos. Eu acreditava que conseguiria fazer tudo o que eu quisesse fazer”

#2 Diferenciação para ter a liderança: 
“Você faz algo diferente para ver um resultado diferente”

#3 Confiança no seu time e nos líderes da organização:
“As pessoas me perguntam como eu faço a minha braçada: eu realmente não sei. O Bob me diz o que eu tenho que fazer e eu faço”

#4 Humildade, não deixe o sucesso subir a sua cabeça: 
“O Bob nunca falou “muito bem” para mim até a minha 8ª medalha de ouro”

#5 Você é do tamanho da sua ambição, pense grande, remova as barreiras:
“Eu retirei 'eu não posso' e 'eu não consigo' do meu vocabulário”

#6 Ninguém vence sozinho, o sucesso vem do trabalho em equipe: 
“O Bob me mostrou onde eu podia chegar e desde então eu sabia que queria trabalhar com ele para resto da minha vida”

#7 Seja um agente de mudança e de transformação à sua volta, é preciso sempre subir a régua:
“Esse menino é tão bom que Eu (Bob Bowman) preciso melhorar, eu preciso estudar mais”

#8 Ser o melhor exige sacrifício, a zona de conforto é para os fracos: 
“Ninguém cresce no conforto”

Com apenas 1,93m, uma altura mediana para nadadores, e com 87 kg, Michael Phelps nunca foi o mais alto, o maior ou mais forte dos nadadores. Mas com certeza foi o mais talentoso e dedicado nadador, que soube reconhecer em seu técnico que precisava trabalhar em equipe para tornar-se um multicampeão, multimilionário e o maior medalhista olímpico de todos os tempos.

Por:

Diogo Galhardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário