quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A natação te faz ser mais inteligente?

Nós nadadores sempre gostamos de pensar que sim, a natação nos faz mais inteligentes do que outras

Nós nadadores sempre gostamos de pensar que sim, a natação nos faz mais inteligentes do que outras pessoas.
Não é verdade nossa arrogância de lado, sabemos do desenvolvimento emocional que principalmente o treinamento de alto rendimento traz. Disciplina, organização, resiliência, auto confiança, controle de ansiedade, nunca desistir, vencer seus medos, sair da zona de conforto, se superar a cada dia, buscar a perfeição. Mas todo atleta de alto rendimento passa por isso. Então, será que realmente somos mais inteligentes?

O que você acha Michael?
O que você acha Michael?

Bom, ainda não existem pesquisas sobre os nadadores com mais experiência, então teremos que continuar acreditando nisso baseados no nosso orgulho. Porém, pesquisadores da Griffith Institute for Educational Research, na Austrália, chegaram a uma conclusão bem interessante: crianças que nadam são sim, mais espertas.

Um estudo que durou 3 anos, com 7.000 pais e 180 crianças com até 5 anos de idade, de países como Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, mostrou que jovens que começaram a nadar bem cedo tiveram suas habilidades motoras muito mais desenvolvidas do que as crianças “normais”. Algumas vezes, as crianças que nadavam estavam adiantadas em mais de 2 anos em relação ao seu desenvolvimento motor em comparação com outras crianças. De acordo com a Professora Robyn Jorgensen, que liderou a pesquisa, os principais resultados foram:
“Além de alcançarem habilidades físicas mais rápido, as crianças também tiveram resultados significativamente melhores em outras atividades motoras, como cortar papel, colorir figuras, fazer desenhos de linhas e objetos, e tarefas relacionadas a matemática. A expressão oral delas também foi bem melhor, assim como em atividades de leitura e com números. Muitas dessas habilidades são muito valiosas em outras áreas de ensino, e serão consideravelmente benéficas para os jovens em sua transição da pré-escola para a escola.”  
O estudo também mostrou que as diferenças entre o “grupo de nadadores” em relação ao “grupo de não nadadores” foram indiferentes com relação a classe social e o sexo das crianças.

O legendário técnico australiano Laurie Lawrence, com diversos atletas olímpicos no seu currículo, sempre defendeu entusiasticamente os benefícios que a natação pode trazer para a saúde de crianças:
“É um sonho muito de muito tempo, provar que crianças que começam a nadar muito cedo desenvolvem melhor suas capacidades sociais, emocionais, físicas e intelectuais. Elas são mais espertas, mais coordenadas, e por ai vai.”
Para um país dominado pelo futebol, esta pesquisa tem um valor inestimável. Ela pode ser usada por clubes, academias e escola de natação para ajudar a vender o esporte para pais e familiares que querem o melhor para seus filhos. E particularmente, isso me deixa bastante orgulhoso em relação aos benefícios do nosso esporte.

E você, está esperando o quê para colocar seu filho na natação?

por Stefano Balian

Nenhum comentário:

Postar um comentário