terça-feira, 3 de outubro de 2017

Por que a preparação física é importante para nadadores?

Existem três pilares diferentes na preparação física para nadadores, um item fundamental para melhoria de desempenho de qualquer atleta: treinamento de força, alongamento e exercícios que melhorem a forma física. É difícil evoluir dentro da água se não existir uma parte física comprometida e objetiva. E por que esses três fatores são importantes?

#1 – Desenvolvimento de força
Quando se trata de desenvolver energia explosiva na água, a preparação física contribui mais do que o treinamento de natação. No entanto, é preciso ser exatamente cuidadoso com relação a escolha dos exercícios para o desenvolvimento de força e massa muscular.
A natação é um esporte em que ser forte não faz o atleta necessariamente mais rápido. Consequentemente, um bom treino para desenvolver força e um bom desempenho na natação, inclui séries de treinamentos fora da água que movimentem os músculos dos núcleos envolvidos no esporte. Tornar-se forte especificamente para melhorar o desempenho é a chave para uma natação mais rápida.

#2 – Alongamento
A maioria dos nadadores de elite do mundo tem uma boa mobilidade nas articulações, principalmente nos ombros, cotovelos joelhos e tornozelos. Mesmo assim, existem controvérsias sobre o alongamento: como, quando e se deve ser feito.
Parte disso gira em torno da questão de saber se ao fazer alongamento em determinadas articulações, o atleta fica mais propenso a lesões.

Mas, na realidade, a maioria das lesões em nadadores são devido ao movimento repetitivo das articulações dentro da água e, nesses casos, o alongamento na preparação física não é um fator. Pode até ser uma medida preventiva para a dor em articulações.

#3 – Forma física
A preparação física serve principalmente para fortalecer músculos usados na natação e na pernada.
Durante uma competição, estas partes do corpo nunca param de se movimentar. Para nadar mais rápido, é necessário muita força e forma física. Exercícios nesse sentido, como já mencionados acima, devem ser incluídos na preparação física.



Artigo originalmente traduzido do site norte-americano Swim Swam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário