segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Por que devemos aquecer (e não alongar) antes de entrar na água

Sim, caro leitor, nadador e atleta! O título do post não está errado. Sabe aquele famosa série de alongamento que o seu técnico ou professor te passa antes de entrar na água? PARE! Você está fazendo isso errado. Não digo totalmente errado, mas pesquisas compravam que, de fato, exercícios

De acordo com o estudo “Warm-up and stretching in the prevention of muscular injuries”, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, a melhor forma de aquecimento é aquela que imita o gesto esportivo, uma vez que prepara o corpo para a atividade que vai ser realizada e aquece os grupos musculares envolvidos. Segundo a revista “Sports Medicine”, existem evidências científicas de que o aquecimento previne lesões musculares, mas o alongamento não exerce nenhum efeito sobre elas.

E mais! Uma pesquisa realizada Universidade de Nevada, também nos Estados Unidos, comprovou que alongar antes de um exercício físico pode, inclusive, prejudicar o atleta. O motivo? O estiramentos das fibras musculares, produzido pelo alongamento, causa o consumo e a perda da “força” do atleta. Em outras palavras, ao alongar antes de uma competição/treino, o nadador, com o seu trabalho de força prejudicado, perde a eficiência dentro da piscina.

Portanto, é aconselhado se concentrar em uma série específica de alongamento DEPOIS do treino. Os exercícios objetivam a melhora da amplitude do movimento de uma articulação. Quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele, o que gera, portanto, maior flexibilidade e um desempenho melhor dentro da água.

Nunca deixe de seguir a série de alongamentos! Mas lembre-se que fazê-la antes do treino pode prejudicar a sua natação. =)

Veja alguns exercícios de aquecimento para fazer antes de cair na piscina:

1. Flexões rotativas
aquecimento_1
2. Flexões do tronco
aquecimento_2
3. Músculo das costas

aquecimento_5
4. Rotação dos braços
aquecimento_6
5. Rotação dos antebraços
aquecimento_7

Por:Talitha Adde

Nenhum comentário:

Postar um comentário