quinta-feira, 24 de agosto de 2017

TREINAMENTO COM SNORKEL


Possivelmente, o snorkel é um dos materiais mais recentes para treinamento de natação moderna. O campeão olímpico dos 100m borboleta nos Jogos de Barcelona em 1992, Pablo Morales, foi o grande idealizador desse acessório. Na década de 90, já havia nadadores que utilizavam o snorkel lateral nos treinamentos de natação, mas a grande inovação incrementada por Morales foi transformá-lo em snorkel frontal.



É fato que o snorkel ajudou muito no desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico de inúmeros nadadores nos últimos anos. Prova disso são os excelentes resultados conquistados e as performances realizadas na evolução da natação mesmo após a era dos trajes, apelidados de “supermaiôs”. O grande mérito do snorkel frontal é facilitar a hidrodinâmica do nado.

O acessório possui três objetivos :


O objetivo fisiológico do snorkel é incrementar ou aumentar o potencial da capacidade respiratória do nadador, simulando a altitude. Isso é conseguido com o pequeno orifício disponível para realizar a respiração (inspiração e expiração). Assim, as manobras deverão ser feitas de forma intensa, diminuindo o espaço morto do pulmão e tornando a capacidade pulmonar mais desenvolvida.

Já o objetivo técnico do equipamento consiste na diminuição e posteriormente na eliminação dos movimentos oscilatórios que a cabeça realiza durante a prática, sendo eles laterais ou frontais. Sabemos que tecnicamente tais movimentos atrapalham muito quando o praticante está em alta intensidade e velocidade, desequilibrando o corpo, o que pode ser fator direto de interferência na performance. Além disso, para o nado crawl, existe um snorkel específico chamado “freestyle”, da Finis. O tubo segue margeando a cabeça e torna os movimentos – apenas desse nado – muito mais restritos. O orifício de respiração está muito próximo da superfície da água e qualquer movimento poderá encher o acessório, acusando a oscilação e forçando o nadador a manter a cabeça bem fixa e a trabalhar a rotação do quadril com mais eficiência.

Por fim, o objetivo educativo do snorkel é eliminar os movimentos de respiração lateral, ou seja, o praticante não precisa se preocupar em respirar, podendo manter toda a atenção voltada aos movimentos submersos de apoio e tração dos nados, assim como o alinhamento do corpo na água, aperfeiçoando com mais qualidade sua técnica.

USO APENAS PARA TREINAMENTO

Muitos atletas e treinadores utilizam hoje esse material diariamente nos seus treinamentos . É sempre importante ressaltar que ele deve ser usado apenas com os objetivos citados, evitando-se logicamente o exagero. E sempre com a melhor postura possível, ou seja, mantendo o alinhamento do corpo o mais horizontal na água.
Séries de propulsão de perna, propulsão de braço e de velocidade são as preferidas entre os praticantes. Alguns treinadores utilizam o snorkel também em séries de perna vertical, nas quais o nadador ainda não consegue sustentar a cabeça fora da água.
O snorkel é  indicado a diversos níveis de nadadores, inclusive para atletas com pouca experiência na natação e atletas da categoria master, pois acelera o processo de evolução técnica desses praticantes.

Quem estiver interessado em um snorkel Finis, Amarelo ou Pink é só entrar em contato pelo Messenger Ana Cristina Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário