sexta-feira, 21 de abril de 2017

7 dicas para melhorar a performance na natação

A natação é um esporte que exige bastante: é preciso condicionamento físico, técnica e muito treino! Por isso, separamos algumas dicas para você mandar bem nas piscinas
por Victor Moura




1. Treinar as técnicas de cada nado

Deve-se aprimorar as técnicas de cada nado, deixando mais eficiente cada um, fazendo exercícios educativos e correção constante. Muitos acham chato fazer os exercícios educativos, mas eles são importantíssimos para uma técnica melhor e eficiente. De nada adianta tentar usar a força se não possui a técnica. Os educativos ajudam na coordenação e percepção. Não tenha pressa em fazê-los, se concentre e execute da melhor maneira possível.

2. Monitorar a intensidade

Durante a aula deve-se verificar a intensidade de cada exercício, pois fazendo rápido, o movimento acabe saindo pela metade e o esforço vai além do que se tem.

3. Atividades complementares

É muito importante combinar outras atividades, como musculação, pilates, alongamentos, funcionais, etc. Lembrando que, se o principal é a natação, as outras atividades devem ser voltadas para tal. Ex: sou uma nadadora de endurance, então tenho que fazer musculação de resistência e não de hipertrofia! Muitos não gostam de fazer exercícios de perna, por exemplo. Mas a propulsão de pernas ajuda muito na posição do corpo e na eficiência do nado, lembrando que esse trabalho é responsável para você nadar mais rápido.

4. Realização de séries

Melhorar o tempo nadado de cada exercício descansando o mínimo possível é uma boa. Assim você irá ganhar um condicionamento melhor variando nas séries. Algumas pessoas ainda acham que ao ficar “rodando” 1, 2 ou 3km direto irão melhorar. Estão se enganando, o ideal mesmo é fazer trabalhos intervalados, com diferentes intensidades. Ex: ao invés de fazer 1.500 direto, faça 15×100 desc.20″, ou 6×250 desc.30″, ou 30×50 desc.15″. O resultado será bem mais significativo.

5. Varias os materiais

Temos vários materiais, então, por que não usá-los? O pé de pato, por exemplo, trabalha melhor a musculatura e aumenta a flexibilidade do tornozelo, aumentando assim a força das pernas. Mas tome cuidado para não exagerarem, pois pode criar dependência.

6. Cuidado com a ansiedade

Faça cada exercício com calma, se concentrando na respiração, no movimento realizado. Não tente chegar do outro lado da piscina o mais rápido possível. Na água, temos que ter muita calma e paciência! A natação possui um processo de aprendizado mais lento que outras atividades, pois não estamos acostumados com o meio líquido e a percepção é totalmente diferente do meio seco. Mas, uma vez que se aprende a nadar direito, jamais irá se esquecer! Tipo, andar de bicicleta!

7. Treinar com frequência

Ir as aulas com frequência levará a perfeição dos nados, irá também colaborar para que a resistência aumente, o desenvolvimento de cada nado melhore e que o aluno tenha mais disposição no dia-a-dia, fazendo com que seu corpo se adapte a natação. Pratique pelo menos 3 vezes por semana, menos que isso torna o processo muito lento. Caso queira ter um resultado melhor, pratique até 5 vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário