segunda-feira, 20 de março de 2017

Importância da Hidratação para Nadadores


Muito se ouve falar sobre a necessidade de estar bem hidratado para praticar qualquer atividade física ou mesmo para um melhor funcionamento do organismo. Isso não é nenhuma novidade, mas ainda assim muitos atletas acabam pecando em relação à hidratação, sobretudo os nadadores, pelo fato de o meio aquático mascarar um pouco a necessidade de repor os líquidos eliminados pelo organismo durante o exercício. Assim, conversamos com o doutor Marcos Henrique Ferreira Laraya, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e diretor da SBME (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), que explicou a importância da hidratação e separou algumas dicas para os nadadores.

Por que se hidratar?
Pode até parecer uma pergunta boba, mas muitas pessoas não levam em consideração a importância da hidratação. “Quando você está realizando um exercício existe um aumento da demanda energética e a maior parte da energia que é produzida é dissipada na forma de calor, promovendo assim um aumento da temperatura corporal. O principal mecanismo utilizado pelo corpo para transferir o calor para o ambiente durante o exercício é o suor, o que pode acarretar em uma significativa perda de líquidos corporais, promovendo assim a desidratação. Para não chegar a esse nível é necessário que o atleta reponha os líquidos com frequência”, conta o doutor.

Quando se hidratar?
Cada atleta precisa acima de tudo conhecer o seu corpo. A necessidade de se hidratar muito bem antes ou durante o treinamento, segundo o médico, varia conforme o nadador. “O planejamento de hidratação tem que ser individual e é essencial. Agora quando a hidratação deve ocorrer e de que forma, vai de atleta para atleta. Em esportes aquáticos o suor não é percebido, por isso a hidratação geralmente é esquecida. Apesar do ambiente aquático demandar uma hidratação menos intensa, ela não pode ser esquecida de maneira alguma. Geralmente os nadadores não sentem a mesma necessidade de beber água quanto os corredores, e isso aumenta o risco de desidratação”, diz.

Como saber se estou hidratado?
Só um copo de água antes do treino não vai ajudar o atleta a ficar hidratado durante todo o exercício, claro. Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como saber se estão realmente hidratadas. “Existem métodos avançados para acompanhar a quantidade de água no organismo, mas também existem procedimentos rápidos e simples para serem feitos em casa. Olhe a coloração e o volume da sua urina antes de começar o treinamento, se ela estiver muito clara já é um ótimo sinal”, afirma.

Água ou isotônicos?
Muito utilizado por atletas de endurance, os isotônicos também são uma boa opção para manter a hidratação, além da ingestão de água. “A hidratação pode ser feita com isotônicos, mas é necessário ficar de olho no volume utilizado. Eles podem futuramente dar problemas em seus rins se não forem usados de maneira correta. Portanto, procure um nutricionista do esporte para saber melhor disso. Se já não aguentar mais tomar água e estiver com receio dos isotônicos, use maneiras caseiras para dar um gostinho a mais na sua hidratação, com uma folha de hortelã, rodelas de limão, alecrim, etc.”, sugere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário