sábado, 18 de março de 2017

HIPERVENTILAÇÃO EM PROVAS


"Com certeza você já ouviu falar em hiperventilar em águas abertas! Sair forte demais, não controlar a adrenalina na competição, entrar no embalo de todos… Isto é muito comum, principalmente nos atletas que disputam as primeiras provas. Porém pode acabar com todo planejamento e bem estar em poucos minutos…

Quando isto ocorre, em questão de minutos ou até segundos começamos a HIPERVENTILAR, isto é, buscar mais oxigênio, pois gastamos tudo de uma só vez e agora precisamos recupera-lo novamente! Nosso corpo é como um MOTOR de carro: Devemos engatar 1ª marcha, 2ª, 3ª… Caso contrário o motor não entenderá o sinal e vai falhar.

Dicas de Aquaman

• DICA 1: Realize treinos em ritmo de largada, sem hiperventilar, nadado forte até o ponto em que a respiração não aumente demais. Trabalhe mais na força do movimento e menos no giro de braçadas, você está descansado, portanto o eficiência será igual, porém com menos desgaste;


• DICA 2: Mantenha este ritmo apenas até encontrar o pelotão de seu ritmo ou até sair da “bagunça” da largada, onde encontrará seu espaço. Após este tempo, reduza aos poucos o ritmo e entre no SEU ritmo de prova, que foi treinado e repetido diversas vezes no dia a dia.


• DICA 3: Caso aconteça de hiperventilar, MANTENHA A CALMA!!! É muito comum querer desistir, achar que tudo foi por água abaixo… Mas lembre, sem oxigênio não podemos viver, portanto esta é uma reação de proteção do seu corpo! Diminua MUITO o ritmo de nado, nade leve, com técnica, controlando a respiração deixando baixa-la aos poucos. Em alguns minutos estará de volta e poderá recomeçar sua estratégia para terminar bem a prova!


Esta é uma grande vantagem de nadar em águas abertas, temos tempo de errar, acertar e corrigir!
Lembre-se de não fazer além do que treinou, o corpo entende as mensagens que são enviadas diariamente. Qualquer estímulo diferente pode trazer desconforto e até a desistência no momento da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário