quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Você sabe as diferenças entre uma piscina de 25 e 50 metros?



 Para quem não está muito familiarizado com o esporte, percebe que todos os anos as competições variam de piscinas: em anos pares, por exemplo, os campeonatos mundiais acontecem em piscinas de 25 metros. Já em anos ímpares, o evento acontece em piscinas de 50 metros. Por que é tão importante variar?
A piscina longa é a mais tradicional e importante da natação. Ela tem 50 metros de comprimento. Já a piscina curta tem exatamente a metade do comprimento da piscina maior e é chamada de semi olímpica. Essa é a única diferença entre as duas, já que as medidas técnicas são semelhantes em vários quesitos.

Normalmente as piscinas projetadas para receber competições têm até três centímetros a mais em ambas as cabeceiras, um espaço destinado para a colocação das placas de toque, que captam a batida de mão e pés dos nadadores ao fim de prova ou passagens de parciais. Não existe uma regra que determine a profundidade ideal para a piscina, porém, é exigido o mínimo de 1,35m nas cabeceiras (onde estão os blocos de partida) e entre 2m a 3m de profundidade no meio da piscina. A distância entre as raias também são iguais em ambas as piscinas, uma largura mínima de 2,5m.

Os tempos e recordes na piscina curta são sempre mais baixos em relação à longa. O motivo para essa diferença de tempos se dá ao maior número de voltas, já que o nadador precisa fazer mais viradas e acaba pegando mais impulso na parece a cada passagem. Por isso, nadadores mais técnicos e habilidosos em fundamentos conseguem ter melhores resultados na piscina curta do que na longa.


Por Talitha Adde

Nenhum comentário:

Postar um comentário