quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Leve o treino de natação da piscina para o mar aberto


Aprenda os truques para vencer as ondas e insegurança das travessias

Nado em mar aberto (Foto: Divulgação/Latinstock)
Dar umas braçadas na piscina é ótimo, mas encarar uma travessia no mar, rio ou represa é para os fortes. O diretor técnico da Seleção Brasileira de Natação em Águas Abertas, Igor de Souza, atravessou a nado o Canal da Mancha e afirma: “Em águas abertas você não vê o fundo, perde o direcionamento, fica inseguro com a distância, os animais, as ondas, a correnteza e se pergunta: ‘Será que vou conseguir voltar?’”. A boa notícia é que, com o preparo físico e psicológico adequados e as dicas certas, é possível.

Passo 1 - Feche os olhos
Uma das maiores dificuldades de quem começa a nadar em águas abertas é ir de um ponto ao outro sem sair do percurso. “Na piscina, nade com os olhos fechados para perceber se está fazendo mais força com um lado do corpo que com o outro e corrija os movimentos com exercícios educativos”, diz Souza. Um bom treino é manter um dos braços parado à frente da cabeça e dar braçadas apenas com o outro.

Passo 2 - Respire para os dois ladosVocê pode ter mais facilidade para respirar pelo lado direito do rosto, mas precisa aprender a respirar dos dois de forma eficiente. “A pessoa pode ser surpreendida por ventos e ondas que prejudiquem a respiração de um lado do rosto”, explica. Por isso, reserve uma parte do treino para o nado 3X1 (três braçadas para uma respiração) e a respiração frontal.

Passo 3 - Tire o pé do chãoNadar dois quilômetros na piscina não significa que você conseguirá fazer a mesma distância no mar. “Na piscina você se apoia na borda, coloca o pé no chão, faz virada olímpica, ganha impulso, isso tudo quebra a continuidade.” Além disso, em águas abertas você sofrerá com a influência de ondas, correnteza, vento, entre outros fatores externos. Portanto, se pretende nadar um quilômetro no mar, faça isso só depois que conseguir nadar dois, sem pausas, na piscina. Nadar preso a um elástico também funciona como treino.
Treine desta forma para corrigir sua orientação (Foto: GQ Brasil)
Passo 4 - Identifique o local“A maioria dos nadadores que se arrisca em uma prova de travessia sem preparo desiste nas
primeiras braçadas, por medo da distância, insegurança, entre outros motivos.” Portanto, faça treinos no local da prova com antecedência e com segurança. Peça para alguém acompanhar
com uma prancha ou barco e trabalhe o fator psicológico. “Nadar no mar ou represa é como andar no escuro, é preciso se adaptar ao ambiente para superar o medo.” Portanto, se pergunte de onde vem seu medo e avalie se existe justificativa.

Exercício-chave para nado em mar aberto (Foto: GQ Brasil)
Exercício-chave

Um movimento essencial para quem pretende ir além da piscina é o nado polo, semelhante ao dos jogadores da modalidade. Faça o nado crawl, mas mantenha a cabeça e o tronco fora da água. a postura ajuda a fortalecer braços e peito e acostuma o corpo ao movimento que você terá de fazer na travessia durante o percurso para enxergar as boias que delimitam o trajeto.

POR NATALIA LEÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário