terça-feira, 31 de janeiro de 2017

5 dicas para iniciantes que desejam competir no triathlon

Algumas dicas da triatleta Giselli Souza,  focadas na natação.

Para quem deseja começar a competir no triathlon em 2017, a primeira dica é respeitar sua evolução no esporte. Mesmo para quem já tem uma bagagem de maratonas de rua no currículo, a experiência de de incluir outras modalidades no treinamento diário, além da própria transição - dita pelos próprios treinadores como a quarta modalidade - faz com que você realmente se sinta um bebê dando os primeiros passos em um novo esporte.
É assim mesmo. Quando comecei a pensar em fazer triathlon, voltei para as aulas de natação e depois para as travessias aquáticas. A experiência de nadar em alto mar é totalmente diferente de piscina, que por sua vez também é diferente quando você nada em um rio ou represa.

Foto: Arquivo pessoal Foto: Arquivo pessoal

Como diz um dos meus treinadores da equipe de triathlon da Run&Fun, o Silvio Camargo, “a corrida com esforço você aprende, a bike também, mas a natação… Essa se você não sabe direito é um problema”. E é verdade mesmo. Não saber nadar ou ter fobia em águas abertas costuma ser a pedra no sapato de muito triatleta.
Para quem pensa em começar no esporte este, para mim, deveria seria o primeiro teste para saber se realmente está disposto a encarar o desafio.
Como vim da natação e meu corpo tem memória, foi de certa forma tranquilo esse retorno. Cresci fazendo travessias no litoral, mas para muita gente, especialmente quem aprende a nadar depois de adulto, não é.
Se você já nada, experimente voltar aos treinos de natação com mais intensidade e se inscreva em travessias aquáticas de distâncias curtas: 750m ou 1000m. Dê preferência a praias sem ondas, para que essa adaptação seja o mais tranquila possível, sempre com a orientação do seu treinador. Evite nadar em represas ou rios onde a água é mais densa e exige maior esforço. Na parte de investimento em equipamento, é possível nadar somente com maiô, sem necessidade de macaquinho.
Foto: Arquivo pessoal Foto: Arquivo pessoal
Depois de fazer algumas travessias, experimente um aquathlon. Para quem não sabe, consiste nas modalidades de nadar e correr. Quando eu fiz, somente de maiô e sem treinamento de transição, percebi que tinha jeito para o negócio e resolvi investir na compra de uma bike.
Existem vários circuitos de aquathlon com distâncias curtas, como nadar 750m e correr 5km. A primeira vista pode parecer pouco, mas quando você junta os dois, não é. Essa é a segunda e importante lição do triathlon. Não subestimar as distâncias curtas, pois o que esporte é a união das modalidades e não somente uma.
Embora a performance seja algo muito subjetivo - há quem prefira concluir um Ironman no tempo limite do que fazer um short bem feito - eu particularmente faço parte da turma que gosto de começar “do começo”.
Faço e incentivo atletas iniciantes a se inscreverem em treinos simulados, travessias, shorts, treinos de ciclismo na estrada, pois particularmente acredito que quando o esporte é construído de forma gradativa a chance de desistir é infinitamente menor.
Como os equipamentos e inscrições exigem um investimento alto por parte do atleta, a minha sugestão sempre é de começar aos poucos até para ir sentindo se esse é o esporte que você irá chamar de “seu”. Seja pela rotina diária de treinamento, como também pelo investimento financeiro, o triathlon é um esporte que exige bastante renúncia.

Foto: Guto Gonçalves/Divulgação Foto: Guto Gonçalves/Divulgação

Por Giselli Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário