domingo, 11 de outubro de 2015

Os diferentes tipos de pernada na natação






Existem diversos tipos de ritmos de pernas.  Vou destacar aqui 3 deles: 2×1, 4×1 e 6×1.  Cada um destes ritmos é recomendado para um tipo de nado, ou prova, ou pessoa que estiver realizando o nado crawl.  O ideal é você buscar a forma mais confortável para você conversando com seu técnico.  Não existe o certo e o errado e sim o melhor e o pior para cada fim.

Perna 2×1

É quando realizamos 2 pernadas para cada ciclo de braçada (uma perna direita e uma perna esquerda para uma braçada esquerda e uma braçada direita).
O que precisamos fazer neste tipo de pernada é realizar um chute com a perna contrária do braço simultaneamente quando este entrar na água a frente da cabeça.

Perna 4×1

É quando realizamos 4 pernadas para cada ciclo de braçada (duas vezes a batida de pernas direita e esquerda alternadas para uma braçada esquerda e uma braçada direita).
Uma contagem de quatro pernadas deve iniciar com a entrada da mão a frente da cabeça logo após a respiração.  Se você respira para o lado direito, a primeira das quatro pernadas deve ser a perna esquerda, iniciando simultaneamente com a entrada do braço direito a frente da cabeça. O mesmo serve para o lado esquerdo.  A quarta pernada deve coincidir com a entrada do braço contrário a frente da cabeça. Assim que você terminar de dar as 4 pernadas haverá um breve momento de pausa das pernas para iniciar o ciclo de pernada novamente assim que terminar a respiração.

Perna 6×1

É quando realizamos 6 pernadas para cada ciclo de braçada (três vezes a batida de pernas direita e esquerda alternadas para uma braçada esquerda e uma braçada direita)
Uma contagem de seis pernadas deve iniciar com a entrada da mão a frente da cabeça logo após a respiração.  Se você respira para o lado direito, a primeira das seis pernadas deve ser a perna esquerda, iniciando simultaneamente com a entrada do braço direito a frente da cabeça. O mesmo serve para o lado esquerdo.  Assim que terminarem as 6 pernadas você inicia uma nova contagem partindo do mesmo ponto em que começou.

Os benefícios de uma boa coordenação no ritmo de pernada são muitos.  Entre os principais podemos colocar elevação do quadril diminuindo o arrasto e aumentando o deslize. Menor gasto energético durante o nado.  Diminuição do rolamento do quadril promovendo melhor posição hidrodinâmica para o nado e melhor deslize. Maior eficiência da pernada promovendo maior propulsão para o nado.  Melhor controle de ritmos de nado para se trabalhar estratégias de prova. E depois de tudo isso você ainda baixa suas melhores marcas pessoais.


Boas braçadas!

Fonte: Wanderley Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário