domingo, 11 de outubro de 2015

Como Nadar Mais Rápido ??

nadando rapido
Texto adaptado de Fellforthewater.com

Quando nós nadamos, parte do nosso esforço é gasto na flutuação e parte do esforço é gasto com a propulsão. Você já se perguntou qual é a porcentagem do seu esforço que é realmente usado para aumentar sua propulsão e assim fazer você conseguir nadar mais rápido?
Pois é, foi exatamente essa pergunta feita pelo Professor Huub Toussaint, um cientista francês, e considerado por muitos (e por mim) um dos nomes mais importantes no estudo da natação.
Em 1990, Toussaint conduziu um estudo comparando nadadores e triatletas de elite, para tentar entender quais eram as forças gastas por cada grupo de atletas durante o seu nado, e assim tentar entender as estratégias usadas por cada atleta para nadar rápido.
Quando realizamos o movimento da braçada, parte da sua força propulsiva faz você se mover para frente e a outra parte é desperdiçada gerando movimento na água. A idéia para se tornar um nadador mais rápido é conseguir usar o máximo do seu esforço como propulsão e o mínimo movimentando a água.
ciencia para nadar mais rapido
Entender os princípios da natação pode fazer de você um nadador mais rápido.

Nadadores e Triatletas, qual é a diferença?

No estudo realizado por Toussaint. Os resultados foram fascinantes, pois descobriu-se que os triatletas conseguiam utilizar apenas 44% do seu esforço para gerar propulsão, enquanto que os nadadores conseguiam usar 66% de sua força na propulsão. Isso indica que os nadadores eram capazes de utilizar uma maior parte da sua força para aumentar a velocidade de ando. Vale lembrar que todos os atletas avaliados eram atletas de nivel nacional e provavelmente quando falamos dos atletas amadores (como nós) essa diferença é ainda maior.
Toussaint, encontrou dados na casa de 80% de aproveitamento do esforço em nadadores de nível olímpico. Já para os atletas amadores esses valores ficam entre 10-40%. Imagine, descobrir que apenas 10% da força que você faz para nadar, é realmente usada para aumentar sua velocidade de nado?

O Folclore da Eficiência de Nado ou a Verdade sobre Nadar Rápido

A maior parte dos textos sobre natação (livros, revistas, blogs) focam muito na diminuição do arrasto do nadador com a água, como se apenas isso fosse responsável pela eficiência do nadador. Mas a verdade é que isso é apenas metade da história. A outra metade é a sua capacidade de aumentar a propulsão de nado.
Por isso é importante olhar para os dois lados da equação (redução do arrasto + aumenta da propulsão de nado).
  • Pouca Propulsão de Nado: Se você tiver uma propulsão ineficiente, deve trabalhar para aumentá-la, treinando mais tempo em velocidade de competição, aumentando o trabalho de braço e de perna (com e sem sobrecarga).

  • Técnica de Nado Ruim: No entanto aqueles que possuem um mal posicionamento na água, pouco se beneficiariam se começassem a dar ênfase nos treinos com palmares ou aumentassem muito a quantidade de tiros em seus treinos, nesse caso o indicado é esquecer um pouco da intensidade e focar-se inteiramente na técnica de nado, usando os educativos para melhorar suas deficiências.

Bons Treinos!

 

Fonte: Rodrigo Langeani

Nenhum comentário:

Postar um comentário