segunda-feira, 18 de maio de 2015

Nado borboleta: como melhorar a golfinhada?

Um movimento do nado borboleta, a golfinhada pode ser aperfeiçoada com treinos específicos

Um movimento do nado borboleta, a golfinhada pode ser aperfeiçoada com treinos específicos e aliada a alguns acessórios - Foto: shutterstock
Já ouviu falar na golfinhada? Um dos movimentos principais do nado borboleta, a golfinhada nada mais é do que as ondulações simultâneas de pernas e braços realizados durante o nado. Antigamente, o nado borboleta era chamado de nado golfinho, justamente pelas semelhanças do movimento feito pelo nadador com o do animal. E pode ser explorado como diferencial nas provas. Por isso, é importante reservar um tempo para aprimorar suas técnicas e, consequentemente, o estilo do nado.

Esse fundamento quando realizado corretamente dá velocidade e ajuda a melhorar o rendimento na natação.

Apesar de ser mais utilizada no nado borboleta, a golfinhada faz parte de todos os estilos, para as saídas e viradas, quando o atleta está submerso. Ela trabalha o abdômen, a lombar e os membros inferiores, por isso, a importância de fazer treinos que fortaleçam essas partes do corpo. Para executar a golfinhada é necessário usar o movimento que tem início no quadril, dando maior força às pernas.

 Depois, deve-se estender os braços acima da cabeça (posição de streamline) e, ao tomar impulso na parede com os pés, o movimento começa. Normalmente, são três ou quatro ondulações. Com o tempo e a prática, o nadador poderá sentir e ver a força que este fundamento tem no início dos nados e nas saídas.

Para analisar o seu rendimento, conte a quantidade de ondulações feitas em relação às braçadas e as respirações durante o nado borboleta. Quer aperfeiçoar o movimento? Faça treinos com pranchas, nadadeiras e monofin, que forçam mais as pernadas e fortalecem os músculos dos quadris e abdômen, além de proporcionar flexibilidade e agilidade na ondulação.

O exercício com monofin, por exemplo, consiste em um pé de pato único para os dois pés, que transforma as pernas do nadador em uma “cauda de peixe”. Ele força o movimento de ondulação, e consequentemente, ajuda a melhorar o nado borboleta. O acessório também pode ser usado na ondulação de costas, com a barriga para cima e com movimentos de chute, jogando toda a força para o abdômen ou com braçadas de peito com ondulação.

(Fontes: Silvio Kestener, professor de natação / condicionamento físico) da academia Cia. Athletica SP; metodologia Gustavo Borges, Daniel Costa, treinador da assessoria esportiva Trilopez – São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário