segunda-feira, 18 de maio de 2015

4 acessórios para dar gás na pernada

Para treinos mais dinâmicos, incluir alguns acessórios de natação durante os exercícios pode fazer a diferença

Se você quer melhorar sua pernada, incluir alguns acessórios de natação durante os exercícios pode fazer a diferença - Foto: Shutterstock
Em busca de potência e agilidade nas pernadas, alguns nadadores extrapolam na quantidade de horas de treinos e na intensidade dos exercícios. E sem perceber, eles elevam os riscos de lesões. Mas, tem como evitar isso com a ajuda de alguns acessórios de natação, como as nadadeiras, o monofin, o paraquedas e a prancha. Eles são capazes de melhorar o tempo do nado e o condicionamento físico, corrigir técnicas e posturas e ainda fortalecer os músculos dos quadris e abdômen, fundamentais para a melhora da pernada.

Confira como usar esses acessórios em seus treinos de natação.

Nadadeiras

Utilizada por mergulhadores profissionais, a nadadeira pode ser uma boa aliada nos treinos de natação. Ela ajuda na flexibilidade dos tornozelos, na posição do corpo na água, na potência das pernadas e ainda fortalece os membros inferiores. Também é possível alcançar um ritmo mais rápido, já que o acessório permite que o atleta desloque mais água a cada pernada. Quanto mais forte e preciso o movimento, maior é a velocidade. A nadadeira também auxilia o posicionamento do corpo durante o nado. Um cuidado: não é recomendado flexionar muito os joelhos durante a execução da pernada, para não lesionar essa região.


Monofin

O acessório é uma nadadeira que une os dois pés, forçando a sincronia dos membros inferiores, semelhante a uma cauda de peixe. Ele ajuda a aperfeiçoar a ondulação executada em todos os estilos de nado, durante os 15 primeiros metros, e nas viradas ao chegar na borda, principalmente, no nado borboleta.

Utilize o monofin para fazer braçadas de peito com ondulação; ondulação de costas, com a barriga para cima; e o movimento de chute com as pernas juntas concentrando toda a força no abdômen.

Paraquedas

Amarrado na cintura do nadador com um cabo especial de plástico e flutuante, o paraquedas é um acessório que possui um lastro simples ou duplo que provoca resistência hidrodinâmica ao movimento. A carga provocada por este equipamento pode retardar a velocidade do nado e, assim, ajudar no trabalho dos treinos de resistência, potencializando o trabalho de força dos braços e das pernas. Não é recomendado o uso deste acessório para alunos que sofrem de lesão na coluna.

Pranchas

Recomendada para todos os níveis e idades, a prancha é ideal para melhorar as técnicas e potencializar os movimentos de pernadas, independente do estilo de nado. O equipamento serve como uma boia e é importante que o nadador mantenha os braços estendidos e relaxados, podendo manter a cabeça para fora ou dentro d’água. Mas atenção para não transformar a prancha em uma espécie de “muleta”, pois é necessário aprender a flutuar sem elas também.

(Fonte: Caio Leal Caneda e Felipe Domingues, professores da academia Companhia Athletica, em São Paulo; e Daniel Costa, treinador da assessoria esportiva Trilopez, em São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário