domingo, 25 de maio de 2014

O uso de pé-de-pato e palmares no treinamento da natação

Segundo o técnico Mathew Luebbers em artigo publicado, o pé-de-pato faz aumentar o tamanho dos pés. E por vir em centenas de tamanhos, formas e cores lhe proporcionam uma série de vantagens no treinamento. Mas adverte: não deixe que seus atletas fiquem dependentes deles! Quanto àqueles utilizados pelos mergulhadores, não devem ser usados para a natação, porque apesar de serem ótimos para o scuba diving, são muito compridos e fazem os movimentos dos pés ficarem muito curtos e lentos trazendo poucos benefícios no treinamento. Mas eles ainda oferecem benefícios como melhora da flexibilidade, aumento da sobrecarga de trabalho e velocidade, embora não mais que as nadadeiras curtas, rígidas e/ou macias.
Segundo Mathew entre os principais benefícios do uso do pé-de-pato está o aumento da flexibilidade e ganho extra de força muscular nos tornozelos melhorando a performance de ataque no batimento de pernas. E o melhor benefício, enfim é facilitar o equilíbrio da posição corporal, permitindo ao nadador se fixar mais na técnica, como o rolamento do corpo e o tempo de execução.
Ele acrescenta que todo treinador deve incluir esse acessório na natação de seus atletas, pois têm muito a oferecer para torná-los mais fortes e ágeis!
O uso de Palmares também oferece alguns benefícios em velocidade e aumento da superfície de contato, provocando puxadas mais intensas e agressivas. Eles também adicionam maior sobrecarga no treinamento, que resulta em melhor condicionamento do atleta ou em casos de exagero, lesão. Segundo Mathew, os nadadores devem aprender a ouvir seu próprio corpo e manter a técnica para evitar tais lesões, se sentir dores, devem parar imediatamente.
Geralmente, os palmares são retangulares e podem aumentar a habilidade das braçadas e o aumento da pressão na água em cada puxada - mas por outro lado significa mais estresse. Os Palmares curvos tendem a proporcionar menor superfície de contato e são melhores para evitar o estresse, mas são piores para melhorar a pressão e força do nado.
Alguns palmares já vêm com furos para facilitar a passagem de água por eles, o que faz diminuir muito o estresse do acessório. Algumas empresas também desenvolveram as luvas, mas elas são mais apropriadas para aulas de hidroginástica pois não utilizam a técnica das braçadas.



Referência: http://www.cdof.com.br/consult85.htm#1042 
Fonte: Swimmer UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário