quarta-feira, 7 de maio de 2014

10 ESTRATÉGIAS PARA VENCER

Por Wayne Goldsmith e Helen Morris (Austrália), publicado na edição de Fevereiro de 2005 da Swimming World


1) ESTEJA PREPARADO FISICAMENTE

Não há dúvida de que esta é um dos mais importantes aspectos da natação competitiva. Se você não está pronto fisicamente, simplesmente não está pronto! Você não conseguirá bons resultados se não estiver com uma boa base aeróbica principalmente quando estiver se preparando para uma competição que envolva várias provas, entre eliminatórias, semifinais e finais durante vários dias. A preparação física no seu treinamento deve ser mais forte para o treinamento do que as demandas físicas a serem utilizadas em competições.

2) ESTEJA PREPARADO MENTALMENTE

A preparação mental é fundamental para a conquista dos bons resultados. As pressões e emoções de grandes competições podem até destruir um nadador bem preparado fisicamente. A verdade é simples: competições são somente outra prova a ser disputada.

3) PREPARAÇÃO TÉCNICA

Competições são decididas em frações de segundos. Os atletas devem se preparar para os mínimos detalhes que durante as pressões naturais da competição serão mais difíceis de serem executados do que em treinamento. Para isso você deve criar hábitos positivos nos treinamentos que lhe darão a segurança técnica competitiva. Se você não encarar isso com seriedade durante o treinamento sua técnica competitiva sofrerá e muito.

4) PREPARAÇÃO ESTRATÉGICA

Tática e estratégias são elementos fundamentais para resultados de alto nível. Você deve ter um plano de prova além de estar preparado para enfrentar os adversários que podem ser conhecidos ou não. Ter a capacidade de trocar de velocidade durante a prova também é outro elemento importante a ser trabalhado. O ritmo respiratório também faz parte deste aspecto.

5) ESTAR PRONTO PARA O PIOR

Se as coisas não estiverem exatamente como você planejou você tem de ter desenvolvido habilidade para se adaptar a qualquer outra situação e administrar as dificuldades. Exemplos de situação de ter de competir sem aquecimento, ou sem piscina de soltura, atraso nos vôos antes da competição ou até mesmo perda de seu material competitivo. Situações que devem ser plenamente previstas e que mesmo que não estejam de acordo com o plano inicial você deve ter a capacidade de reagir e agir na direção correta.

6) USE COMPETIÇÕES MENORES COMO TREINAMENTO

As competições durante o ano têm uma importância muito grande na sua preparação para a grande competição da temporada. Durante as competições menores você terá a oportunidade de testar inúmeras situações e tirar as suas conclusões para a melhor preparação visando a competição principal. Exemplos de fazer aquecimento fora da água, comer ou beber durante as provas e sentir como seu corpo reage praticar diferentes técnicas de soltura e alongamento, além do aquecimento mais apropriado para a competição. Técnicas de ritmo e até mesmo estratégias competitivas devem ser testadas nestes eventos.

7) DESENVOLVA DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA AQUECER

Todo mundo sabe que um bom aquecimento faz muita diferença na busca de resultados de alta qualidade. Mas também não faltam histórias de resultados espetaculares em atletas que não puderam sequer aquecer. Encare isso com naturalidade e desenvolva opções para a sua competição principal.

8) RECONHEÇA O TERRENO

Treinar na piscina da competição pelo menos um dia antes do evento é fundamental. Reconhecer o terreno é checar a área onde você irá ficar a distância dos locais onde você vai estar o bloco de partida, a borda e o nível da água, além das marcas de fundo da piscina.

9) CONTROLE O CONTROLÁVEL

A maior responsabilidade pelo desempenho pertence a você. Você deve estar preparado suficiente para administrar o descanso apropriado, alimentação e estratégia de recuperação entre as provas e dias a serem nadados. Muitas vezes não é o melhor nadador que vence e sim o que está melhor preparado.

10) APRENDA A DISFRUTAR DAS SUAS EXPERIÊNCIAS

Confiança e tranqüilidade da atmosfera competitiva são provenientes da sua preparação. Você deve ir para a competição sabendo que você se preparou de forma adequada, estar ciente da dificuldade e dos desafios que irá enfrentar ter controle total sobre você mesmo, ter conhecimento dos adversários que irá enfrentar e dos eventos que irá participar. Aprenda a relaxar e aproveite desfrutando de tudo isso.

Wayne Goldsmith é Coordenador de Ciência Esportiva da Australian Swimmng.

Helen Morris é Consultora Esportiva da Australia Sports Medal.

Adaptação e tradução de Alex Pussieldi, Best Swimming Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário