sábado, 26 de abril de 2014

Eficiência no nado crawl


Quem de nós, nadadores ou triatletas, nunca sentiu a sensação de estar “patinando” na água durante um treino ou uma prova? Aquela terrível sensação de estar fazendo força e não sair do lugar, ou pior fazer muitas braçadas e não sair do lugar. Esta sensação é mais comum do que pensamos e todos, amadores e profissionais, de vez em quando passam por essa situação.

Essa sensação pode ser causada por dois fatores: a fadiga muscular ou a execução dos movimentos de uma forma não eficiente.
O primeiro fator geralmente não pode ser evitado. Dependendo do tempo e da intensidade em que se esta nadando. Quanto maior a velocidade de nado mais rápido se chegará à fadiga. Vamos entender por fadiga a exaustão, que reduz a força e limita a qualidade dos movimentos.
O segundo fator é bem mais mensurável e possível de controlar, já que todos podemos sempre melhorar um pouco nosso gesto técnico.

Em ambos os casos o nadador perde eficiência.

Ser eficiente, no caso da natação, é percorrer uma distância usando um menor número de braçadas. Por exemplo: um nadador que percorre 25m executando 25 braçadas tem uma eficiência de 1 metro por braçada, ou seja, cada braçada executada desloca seu corpo em um metro. Se o mesmo nadador passa a percorrer os 25m executando agora 20 braçadas, sua eficiência passa a ser de 1,25m por braçada, uma melhora de 25%.

Como esta sua eficiência? Veja alguns valores e perceba onde você se encaixa (25 metros Crawl):

Acima de 25 braçadas – pode melhorar
de 20 a 24 braçadas – bom
de 16 a 19 braçadas – muito bom
de 12 a 15 braçadas – excelente

Esta melhora na eficiência faz com que, em baixas e médias intensidades, o nadador consiga poupar energia para percorrer distâncias maiores.
A pergunta que muitos devem estar se fazendo agora é a seguinte: como faço para melhorar minha eficiência? De uma maneira geral podemos abordar dois pontos na resposta desta pergunta;

1- Aumento de força dos membros superiores;

2- Exercícios de correção de técnica, principalmente de percepção e finalização de braçada.

O aumento de força talvez seja mais simples de se obter em relação a melhora técnica, já que o ganho de força esta relacionado a exercícios localizados e de sobrecarga progressiva como a musculação. Porém é importante ressaltar que o ganho de força adquirido na musculação, por exemplo, precisa ser transferido para água nos movimentos de braçada, e é exatamente neste ponto onde precisamos estar com a parte técnica mais apurada.

O aprimoramento técnico, geralmente, é desenvolvido com exercícios e movimentos do próprio nado. O professor tem papel fundamental neste momento, já que é ele quem esta fora da água e melhor pode observar os movimentos que estão sendo executados. No entanto, a consciência corporal e a habilidade que cada indivíduo têm com a natação são determinantes neste momento.
Vamos apresentar alguns exercícios que podem contribuir com a melhora em sua eficiência nas piscinas

1- Contar braçadas – Procure no inicio de cada aula, durante o aquecimento, contar quantas braçadas você faz em cada piscina. Perceba se este número se mantem constante ou vai aumentando conforme a distância percorrida. Procure na medida do possível, manter o número de braçadas. Se começar aumentar pare e descanse;

2- Finalização de braçada – o movimento final da braçada, ou seja, o movimento de extensão total do braço em direção à perna é a parte onde ocorre o maior deslocamento do corpo. Uma finalização de braçada bem feita é aquela onde o polegar “raspa” o meio da coxa. Mãos firmes e dedos unidos também contribuem em seu deslocamento;

3- Braçada unilateral – executar os movimentos de braçada com apenas um dos braços estimula o nadador a ficar atento aos seus movimentos e principalmente perceber se esta distribuindo a força de maneira igual entre os braços;

4- Nadar com palmar (plaqueta) – o palmar é um material de sobrecarga. Só terá efeito se, realmente o nadador perceber que é preciso fazer mais força para iniciar e finalizar a braçada quando estiver fazendo uso do equipamento. Conte suas braçadas com palmar! Sua eficiência tem deve ser maior com o uso deste equipamento

5- Nadar com as mãos fechadas – Não usar o apoio das mãos na execução das braçadas estimula o nadador a perceber que é possível obter deslocamento apenas como os braços. Mas também é importante perceber que as mãos tem papel fundamental no deslocamento, desde que as mesmas estejam firmes, com dedos unidos e a saída da mão após a braçada seja com a palma voltada para cima. Este exercício trabalha muito a parte de consciência corporal.

De uma maneira geral tentando aplicar estes cinco exercícios já é possível obter uma melhora significativa em sua eficiência. Lembre-se que cada vez que se faz uma mudança em um gesto técnico demora um pouco para que o cérebro assimile esta mudança. No começo é mais cansativo e parece que se desaprendeu a nadar. Tenha paciência, mantenha o foco e disciplina nos treinos e sempre tire dúvidas com seu professor. Agindo desta maneira com certeza você colherá ótimos resultados.



  Por : Prof. Marcos Balliana
Prof. Marcos R. Balliana
Prof. Marcos R. Balliana
Boas braçadas!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário