quinta-feira, 24 de abril de 2014

Como praticar a rotação do tronco na Natação

Confira dicas que podem fazer a diferença no treino de natação - Foto: Shutterstock


 Conheça alguns exercícios que vão aperfeiçoar sua técnica.


Para que o movimento de rotação do tronco faça o nadador ganhar mais velocidade, é preciso que a técnica esteja bem assimilada e se torne natural durante o deslocamento na agua. Felipe Manente e Danilo Bocalini sugerem exercícios que podem ser encaixados no treino de natação.

Sequência de exercícios

1 – Flutuador


Coloque uma prancha ou pull buoy entre as pernas. Realize séries finalizando a braçada com a mão tocando a prancha ou o pull buoy. O toque deve ocorrer antes de iniciar a fase de recuperação da braçada, quando o cotovelo e a mão saem da água para preparar uma nova puxada. O exercício exigirá uma boa rotação do tronco durante o nado e trabalhará bastante essa região — lembrando que não se deve executar a pernada nesse exercício.



2 – Braçada Unilateral

Nade o estilo livre utilizando somente um braço. O outro deve ficar estendido, grudado paralelamente ao corpo. Faça  séries trocando o lado a cada 25 metros.



3 – Pernada Lateral

Dispense a prancha ou o pull buoy. A pernada do nado livre deve ser feita com o corpo “de lado”, mantendo um ombro apontado para o fundo da piscina e o outro para cima. Um dos braços deve ficar estendido à frente do corpo, submerso, para servir de apoio. O outro braço deve ficar junto ao corpo, fora da água. A cada 25 metro troque de lado.




Matéria publicada na revista VO2 Bike, edição #97, outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário