domingo, 2 de junho de 2013

Atividade esportiva e ingestão de bebidas alcoólicas

Analise cada detalhe e coloque em prática para melhorar seu rendimento nos esportes.





“Muitos me perguntam se ingerir bebidas alcoólicas após a atividade física faz mal. A minha resposta é: depende”, explica o Dr. Leandro Gregorut Lima, médico da Seleção Brasileira de Handebol e especialista em Trauma Esportivo. Ele ressalta que são vários os fatores que precisam ser levados em conta nessa avaliação, a começar pelo grau de atividade física do atleta ou se é um atleta de fim de semana, amador ou profissional de nível Olímpico.

Atleta de fim de semana: não há problema ingerir bebidas alcoólicas associadas a petiscos. Deve-se lembrar que as características físicas e a tolerância à bebida é suportada pelo organismo até certo ponto e o exagero fará a pessoa ter os sintomas relacionados ao excesso.

- Atleta amador: o consumo de bebidas alcoólicas esporadicamente não compromete a atividade física. É importante ressaltar que depois dos treinos, o corpo transpira e necessita de reposição de água e a ingestão de bebida alcoólica acaba por acelerar alguns sintomas de embriagues. Isso pode variar de acordo com a intensidade do exercício praticado, o peso da pessoa, o sexo e o hábito de consumo de bebidas alcoólicas.


- Atleta profissional de nível Olímpico: não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o período de competição, quando se deve fazer uso de bebidas para a reposição hídrica e eletrolítica mais completas. Fora desse período, poderá beber socialmente sem exagero para não prejudicar sua preparação física adquirida.

Segundo o médico da seleção brasileira de handebol, diferentes aspectos são importantes quando o assunto é a quantidade de bebida alcoólica suportada pelo organismo. Cada pessoa possui características individuais e, por isso, até mesmo questões como o tempo que se leva para beber, a velocidade de metabolização do álcool no fígado, se a ingestão é feita com estômago cheio, vazio ou após alguma atividade física, devem ser consideradas.

Vale lembrar ainda:

- Após se alimentar ou durante uma refeição, o álcool é absorvido mais lentamente evitando ter um pico de concentração sanguínea acima da capacidade de metabolização no fígado. Se o consumo de bebidas alcoólicas acontecer em jejum ou após uma atividade física, a absorção é acelerada e aumenta a possibilidade de uma súbita concentração sanguínea.

- As mulheres são mais suscetíveis aos efeitos das bebidas. Quanto mais magra, maior a chance de ter mais concentração de álcool por litro de sangue para a mesma quantidade ingerida por uma pessoa acima do peso.

- O álcool inibe o hormônio antidiurético, ou seja, o consumo de bebida alcoólica em excesso, aumenta ainda a quantidade de urina produzida, podendo levar a desidrataçã

Por:  Sem Excesso 
TRUQUE DE CSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário