segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Use a mente para correr

Performance não depende somente de fatores físicos, boa alimentação e elementos técnicos

texto Dietmar Martin Samulski**

 
Use a mente para correr
 
Autoconfiança, motivação para treinar, disciplina e persistência, atenção e concentração, controle de estresse e ansiedade. Os fatores psicológicos, muitas vezes, são decisivos para a vitória ou a derrota em uma competição, e o atleta amador ou profissional pode aperfeiçoar essas habilidades por meio de um treinamento mental.
 
O aumento de uma distância ou de ritmo na corrida implica também mudanças psicológicas, como maior ansiedade e estresse, problemas de autoconfiança ou incerteza de alcançar as novas metas. Para lidar melhor com essa nova situação, siga as recomendações:
 
1) Mantenha seu nível de autoconfiança - Confiar no seu potencial e suas capacidades físicas, técnicas e psicológicas é fundamental para alcançar seus objetivos. O princípio básico é sempre acreditar em você, nunca desistir e manter o foco!
 
2) Mantenha a disciplina e a motivação para os treinos diários - Experimente elaborar um novo plano de treino, variado, que envolva aumento do volume e da intensidade da corrida, preferencialmente monitorado por um bom técnico. Boa preparação e treino aumentam a autoconfiança e a tranquilidade para o atleta.
 
3) Encare novas metas e desafios - Correr distâncias mais longas significa um novo desafio para os atletas e uma grande oportunidade de mostrar determinação, força de vontade, resistência psíquica e capacidade de superação. Uma característica do vencedor é que ele sabe lidar com situações de pressão psicológica e obstáculos que, às vezes, são seus próprios limites.
 
4) Aprimore a concentração - É essencial manter um bom nível de atenção durante todos os momentos da corrida e ficar focado no seu plano tático, assim fica mais fácil manter a calma durante sensações como fadiga, dor e frustração.
 
5) Controle o estresse e a ansiedade - Qualquer competição esportiva gera aumento de tensão. O ideal é usar os treinos e provas menos importantes para aprender a lidar com situações desse tipo e a controlar seu nível de ansiedade e ativação.
 
6) Corra com alegria - O corredor amador não deve exagerar o lado competitivo. Vencer e ter bons resultados no esporte é importante, mas correr para lhe trazer prazer e energia positiva é ainda relevante porque promove a motivação permanente para a prática esportiva, deixando as pessoas realizadas.
 
**Dietmar Martin Samulski é doutor em Psicologia do Esporte e professor do Centro de Excelência Esportiva da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário