domingo, 22 de julho de 2012

Vídeos para matar a preguiça

Por: papodehomem.com.br
Sabe aquele corredor jamaicano que você mal consegue lembrar o nome?  Ele é um dos profissionais mais bem sucedidos do mundo. Assim como pouquíssimos outros profissionais, ele fez algo que todo mundo considerava impossível de ser feito, incluindo cientistas. Ele quebrou o que era tido como limite humano ao correr 100 metros em 9.69 segundos, diminuindo depois para 9.58. Assustador.
E se liga, amigo: você nunca será como ele. Sentiu o desafio?
Todos deveriam se inspirar em atletas. Esporte profissional é um dos mercados de trabalho mais difíceis que existem, se não o mais difícil. Por mais que, no Brasil, seja comum não dar muito valor para essa carreira, devemos entender o quanto é difícil chegar onde eles chegaram e tentar traçar um paralelo real e direto entre atletas e profissionais de sucesso. Imagine você ter um emprego em que apenas um entre milhões, vai se tornar referência e conseguir algum tipo de reconhecimento? E não digo reconhecimento do tipo: “parabéns você é bom nisso”, mas pagar as contas, comprar uma casa e cuidar dos filhos.
Se todos trabalhassem motivados como atletas de elite, se aplicassem a mesma dedicação no que fazem, seja lá qual atividade esteja engajado, tenho certeza que o resultado de vocês seria bem diferente.
Preparei esta série de vídeos para tentar incentivar, mostrar que a vida é uma grande competição. Que em menos de 100 anos todo mundo que você conhece já vai estar morto. Eu quero que vocês entendam que só temos essa vida, e o que vamos fazer nesse curto espaço de tempo é o que vai definir a nossa existência.
E se você acha que veio para esse mundo a passeio, pense duas vezes.
A lista abaixo faz parte dos meus favoritos. Vídeos que vejo praticamente todos os dias, que me envolvem no estado mental necessário para ser melhor, para buscar o “extra”, para não cair na mediocridade. Alguns têm legenda, outros dispensam qualquer texto. Os que são em inglês e não possuem legendas, fiz questão de traduzir o que é dito.

1. HBO – I still have a soul

Este vídeo tem um apelo forte. Não só porque ele esfrega em nossas caras que temos todo o luxo do mundo e ainda sim nos prendemos a desculpas para não fazer o que queremos, para não seguir nossos sonhos. No filme Amor sem escalas, o personagem interpretado por George Clooney esclarece o conceito: “Você sabe por que amamos os atletas? Porque eles seguem seus sonhos.”
Não existe nada tão motivador quanto ver alguém seguindo seus sonhos, buscando o que quer e alcançando isso. Toda vez que vejo esse vídeo e lembro que tenho as melhores condições do mundo, treino em ótimos lugares, mas mesmo assim às vezes sinto preguiça. Cara, eu me sinto um lixo.
Esse é o motivo de indicar este vídeo, para fazer você ter vergonha de sentir preguiça.
Quem quer faz, quem não quer arruma desculpa.

Link YouTube | “Eu ainda tenho uma alma”

2. Você contra o Segundo lugar

Disseram que é bom começar o discurso com uma piada, mas não vou te dar esperanças. Não estou aqui para contar piadas. Eu estou aqui para lutar, para lutar contra o segundo lugar. Eu tenho quase tanta paciência com o segundo lugar, quanto tenho por moscas na minha sopa.
Mas talvez você goste de moscas na sua sopa, talvez goste do segundo lugar, talvez você goste da conversa fiada “Você deu o seu melhor, mais sorte da próxima vez” que alimenta os corredores.
Deixe-me colocar isso de outra forma, se você acha que o segundo lugar não é tão ruim assim, por que não pergunta a Napoleão, como ele se sentiu, sendo o segundo a chegar a Waterloo? Não muito bem, não muito bem. E você pode dizer “Não importa ganhar ou perder, o importante é competir” bobagem, posso garantir que a pessoa que disse isso perdeu o jogo.  A moral da história vem em primeiro.
Ainda quer ouvir uma piada? Tenho uma pra você. Toc Toc, quem é? O cara que ficou em segundo lugar, Ficou em segundo, quem?… Exatamente.

Link YouTube | Ouça sempre as sábias palavras de um velho sábio

3. Você vs. Eles

Ganhe ou não este negócio, você tem que decidir como você sair andando daqui, quando tudo já estiver dito e feito. Porque o jogo continua, e só existe uma regra que você precisa saber: não existem segundas chances.
Existe apenas um momento e o próximo momento. Cada um desses momentos é um teste que você só pode pegar uma vez, APENAS uma vez. Então se você enxergar uma porta entre por ela. Se você tiver uma chance de chegar a vitória, tenha certeza de agarra-la.  Curta esse momento! Este momento é uma encruzilhada aonde tudo que você quer, vai se chocar com tudo que está a sua frente. Você tem a força te empurrando.
Medo e dúvida estão trovejando na sua frente como um trem na sua frente. E tudo que você tem… …A única diferença entre fazer história e ser história, a única coisa que você pode contar a qualquer momento é você.
É você contra “eles”, você contra “não”, você contra “não consegue”, você contra “no ano que vem”, ”Ano passado”, “Estatísticas”, “Desculpas”. É você contra “história”, você contra o “azar”. É você contra o “segundo lugar”. O tempo está passando, vamos ver o que você faz.

Link YouTube | No esporte, é você contra o mundo

4. Movie-DO

A Mensagem aqui é simples e objetiva. Ninguém está aqui a passeio. Se você tem vários sonhos e não corre atrás dele, talvez precise refletir um pouco sobre sua vida. Ninguém está aqui a passeio, e se você está cansado de esperar as coisas acontecerem sozinhas, talvez seja a hora de você dar uma ajudinha a sua sorte.
A Frase final do vídeo diz tudo: “Repita: Eu quero mudar, eu quero uma vida melhor: Então vá e faça alguma coisa. Você vai conseguir”.

Link YouTube | “A dor é temporária. A glória é eterna”

5. Sem desculpas

E não me venha com desculpas.  Eu diariamente escuto as mais variadas desculpas para não se fazer alguma coisa. Para não entregar um trabalho, para não ir treinar, para não assistir aula. Algumas desculpas são até “verdadeiras”, mas apenas explicam, não justificam.
Sempre que ouvi alguém reclamando de que algo era difícil em um treino, meu professor dizia: “Difícil é sustentar uma família com um salário mínimo, o resto é fácil”. Por mais que seja difícil de aceitar, que doa no ego, a verdade é uma só:
Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa.

Link YouTube | E aí? vai querer mesmo discutir com um cara desse tamanho?

6. Quanto você quer o sucesso?

Este vídeo ficou por último, apesar de ter sido o primeiro a ser selecionado para esta lista. Ele deve ser visto com atenção. Sua mensagem é clara e apesar de estar associada a um vídeo esportivo, pode ser transposta para qualquer realidade. Ao ouvir (ler) as palavras ditas por Eric Thomas, tenho certeza que provavelmente vai se encaixar em todos os aspectos do seu cotidiano.

Link YouTube | Lembre-se de habilitar as legendas clicando em CC


Treina Taekwondo desde os 12 anos, Parkour desde 2004 e agora se aventura dentro do mundo do jiu-jitsu. Relata suas práticas e ideias numblog, escreve no selfsoilwork.blogspot.com e foi um dos autores doparkourbr.blogspot.com. Trabalha com consultoria de tecnologia da informação e mora em Brasília-DF .

Nenhum comentário:

Postar um comentário