segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que faz um campeão diferente?!?!?!


A pergunta foi feita em entrevista pela Revista da ESPN sobre o que fazia de Michael Phelps um nadador tão qualificado e diferente dos outros. O ex-campeão olímpico e um dos médicos de maior sucesso nos Estados Unidos revela em 10 pontos suas opiniões divididas em 3 blocos como descritos na página seguinte.

ANATOMIA

1) Hábitos do corpo
Este é um dos mais cruciais pontos. Não é só ser baixo, ou magro, ou forte. O corpo humano não tem o alinhamento total como um golfinho na água, por exemplo. O quanto mais alinhado estivermos (streamline) menos resistência e menos força teremos de fazer. Ser mais alto e mais magro é geralmente uma vantagem, assim como tamanho das mãos e dos pés. Longos braços e mãos grandes não só aumentam a área de puxada mas como também reduzem a freqüência do nado o que aumenta a eficiência.
2) Flexibilidade

Este componente é chave em todos os grandes nadadores. Já que a eficiência é um fator de grande influência, pequenos ângulos de rotação das articulações podem ser de grande impacto na velocidade na água.
3) Flutuabilidade

Cerca de 75% do corpo humano é composto por água, o resto é composto por componentes sólidos que podem afundar (músculos, ossos...) ou boiar (gordura, pulmão inflado). O seu peso no solo não determina o seu peso na água. Quanto mais alto e alinhado com a linha da água menor será a resistência no seu nado.

FISIOLOGIA

4) Coração e Pulmão

A capacidade cardiopulmonar é fundamental no desempenho atlético. Melhor respiração, pulmões mais desenvolvidos, aumentam a eficiência no transporte do oxigênio para o sangue, hemoglobina e músculos.
Algumas das capacidades são naturais, mas grande parte delas são desenvolvidas com o treinamento adequado.

5) Sensibilidade

Sensibilidade com a água, é uma sensação proprioceptiva, é algo que somente os nadadores mais refinados tem. É algo natural e muito difícil de ser conseguido.

6) Potência

Não faz diferença o quanto você tenha nas outras qualidades se você não tiver massa muscular suficiente para os movimentos do nado. O dilema aqui é que quanto mais massa muscular conseguirmos pior será nossa flutuabilidade. A chave do trabalho aqui é conseguir potência sem alterar significativamente a forma do corpo ou a perda de flexibilidade.
7) Coordenação motora

Boa coordenação faz a diferença na aprendizagem de novas técnicas e ajustes. Melhor coordenação faz os atletas serem melhores "alunos" e dominar as instruções de forma efetiva.

PSICOLOGIA

8) Desejo de treinar
É a simples atitude de querer ser melhor, melhor e melhor. A cada dia em cada instante ou prática. Motivação tem muito a ver com este componente.
9) Desejo de vencer

Vencer é 90% mental. Mark Spirtz costumava me dizer, se todos os 8 finalistas estiverem bem preparados, vai vencer aquele que tiver a melhor preparação mental. O nadador que tiver esta habilidade, não somente irá se concentrar em alguns pontos positivos quando estiver sozinho, mas também conseguir bloquear as idéias negativas que podem lhe tirar a atenção e concentração.

FÍSICA
10) Ambiente de treinamento e competição

Este fator passa a ser cada vez mais importante. Este termo inclue os treinadores (normalmente mais de um), companheiros de treino, locais de reinamento, equipamento de competição, psicológos, nutricionistas, enfim tudo o que possa lhe fazer nadar mais rápido e possa lhe dar uma melhor preparação.

Artigo do Dr. Gary Hall Sr publicado na edição de Junho de 2004 da Revista Swimming World
Alex Pussieldi - Publicado em 20/06/2004 na BestSwimming.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário