segunda-feira, 11 de junho de 2012

A importância de beber água no inverno

Nos dias frios sentimos menos sede e nos esquecemos de ingerir bastante líquido, o que pode causar danos à saúde

Lia Lehr


VStock / Thinkstock / Gettyimages
VStock / Thinkstock / Gettyimages


A água mata a sede e refresca nos dias quentes, mas a verdade é que nos dias frios, quase ninguém se lembra de bebê-la, não é mesmo?
O problema é que cerca de 50% do nosso corpo é constituído de água e a falta dela pode causar sérios problemas em nosso organismo. A doutora Cristina Abud de Almeida, pediatra do Hospital São Camilo, conta porque devemos tomar cerca de 1,5 litro de água por dia e como estimular as crianças a ingerir o líquido.

Qual a importância de beber água regularmente e quais os benefícios para o organismo?

“A água é o constituinte mais abundante do corpo humano, constituindo cerca de 50% do peso corporal nas mulheres e 60% nos homens. Essa diferença é atribuível à diferença nas proporções relativas de tecido adiposo em homens e mulheres. Portanto, se não ingerirmos e/ou repormos a água regularmente podemos acarretar consequências danosas aos nossos órgãos culminando na morte.
A água é responsável por regular a nossa temperatura corporal e metabolismo, ajuda a transportar nutrientes importantes ao organismo e por meio da urina e do suor ajuda a eliminar os resíduos do organismo, mantendo assim o equilíbrio corporal.
A ingestão regular mantém a hidratação (corpórea e ajuda na hidratação cutânea), melhora o funcionamento do intestino evitando a constipação, faz com que os rins trabalhem regularmente, auxiliando muitas vezes  na excreção de cálculos renais”.

Quais os prejuízos para o organismo de pessoas que bebem pouca água?

“O organismo de pessoas que bebem pouca água pode ficar desidratado e a desidratação pode desencadear cansaço, indisposição, dor de cabeça, alterações de comportamento (irritabilidade e distúrbios de concentração), alterações no sono (insônia), alterações cutâneas (pele seca, queda e enfraquecimento de pelos), ressecamento das vias aéreas.
Pode desencadear um desequilíbrio na hemodinâmica (circulação-taquicardia) e ajudar nas alterações de pressão arterial (hipotensão) e prejudicar na excreta renal dos resíduos nocivos ao nosso organismo, facilitando assim a formação de cálculos renais”.

Quanto devemos ingerir diariamente?

“Para adultos, 1 a 1,5 ml de água por kcal de energia gasta é suficiente em condições usuais, para permitir variações normais nos níveis de atividade física, sudorese, e carga de solutos na dieta. As perdas hídricas incluem 50 a 100 ml/dia nas fezes, 500 a 1000 ml/dia por evaporação ou exalação e, de acordo com a carga renal de solutos, 1000 ml/dia ou mais na urina. Se as perdas externas aumentarem (como febre, diarreia, sudorese excessiva, vômitos), a ingestão deve aumentar na mesma proporção para evitar desidratação. Em média, um homem de 70 kg deve ingerir cerca de 1,5-2l/dia”.

Qual a quantidade de água que deve ser dadas para as crianças diariamente? A gente deve "somar" com outros líquidos, como sucos e leite, que a criançada ingere bastante?

“Os lactentes têm necessidades hídricas elevadas devido à sua grande razão entre área de superfície e volume, à capacidade limitada dos rins imaturos de manejarem altas cargas de solutos e à sua incapacidade de comunicar sua sede.
A amamentação exclusiva ao seio até os 6 meses é suficiente para mantê-los hidratados e com os nutrientes necessários. A partir do início do desmame, a introdução dos alimentos (alimentos contêm água) e os sucos devem ser contabilizados juntamente com a água ingerida”.

É verdade que beber pouca água no inverno dá a sensação de mais fome, o que faz com que a gente acabe comendo mais, principalmente à noite? Por que isso acontece?


“A água é responsável pelo transporte de nutrientes e auxilia os rins na excreção de resíduos tóxicos ao organismo. Quando a sua ingestão é diminuída, o metabolismo corpóreo diminui (o que leva a um aumento no apetite) além do organismo reter nutrientes como o sódio e glicose (responsáveis pelo equilíbrio osmolar) que também podem contribuir na alteração do apetite”.

É verdade que sede é sinal de desidratação?

“O estímulo primário para a ingestão de água é a sensação de sede, mediada por um aumento da osmolalidade efetiva (alteração na concentração de sódio) ou por uma redução do volume de líquido extracelular ou da pressão arterial”.

 Como estimular a criançada a beber água, especialmente porque estão sempre correndo para lá e para cá e muitas vezes se esquecem de matar a sede?

“Oferecer com frequência líquidos, deixar o filtro de água de acesso fácil à criança, comprar recipientes coloridos ou personalizados com desenhos que a criança goste (squeeze) e deixar próximo à ela para realizar a ingestão quando achar necessário.

SAÚDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário