segunda-feira, 19 de março de 2012

Pernas mais fortes

  • Escrito por  Sandrina Costa
Quase sempre confiamos na braçada a fim de melhorar os nossos tempos, o que pode fazer com que nunca alcancemos a nossa potência máxima. Para melhorar o rendimento dentro de água, deves treinar as tuas pernas numa intensidade mais elevada e durante mais tempo.

A tendência para se prestar mais atenção na braçada do que no batimento de pernas é consequência da escassa percentagem de propulsão da pernada dentro de água. Se optamos por nadar o estilo crol, é comum pensar que apenas contribui para 25% da tração dos braços que fornecem os restantes 75%. ERRO! E a gordura? Entenda-se que esta percentagem afasta-nos das nossas possibilidades máximas, ritmos ou qualquer que seja a intensidade a que queremos nadar.

Um dos principais músculos, mas o principal, que actua no batimento de pernas em qualquer estilo é o quadricips. Este músculo pelo seu grande tamanho, consome muito oxigénio em relação a outros de menor tamanho a uma mesma intensidade. Portanto, quando estamos competindo e exigimos um esforço maior do que o normal, o quadricips cansa-se rapidamente, fazendo com que percamos a potência e coordenação muito mais cedo do que o habitual.

Logicamente, esta situação não aconteceria, ou tardaria muito em aparecer, se seguires um treino específico para as pernas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário