quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Respiração na água


A respiração do nado é um dos pontos mais desprezados pelos atletas, mas é um dos mais importantes para o seu estilo.A natação, para muitos, é a parte mais difícil do triathlon, e os atleta custam a entender é que nadar mais rápido depende mais de bons fundamentos do que do condicionamento físico. Explicando melhor, não que não seja necessário treinar natação, mas é que a técnica determina o seu “teto de melhora”, ou seja sem uma boa técnica, você não conseguirá ir muito longe
.
Do ponto de vista do iniciante 3 coisas são essenciais de serem treinadas: manter o rosto na água, a respiração constante e a respiração bilateral.
ROSTO NA ÁGUA: Conseguir manter o rosto na água é importante para a manutenção da correta posição corporal.

Deixar as pernas afundarem  faz com que você aumente a sua área frontal e com isso tenha que fazer muito mais força para nadar. Imagine pedaalr com um para-quedas amarrado a sua cintura, seria difícil não? Esse é o exemplo mais próximo que  consigo dar para que você entenda a dificuldade de nadar com as pernas fundas.

Para colocarmos o rosto na água, para muitos significa vencer o medo. E se o medo é grande, pode ser necessário que você faça algumas aulas particulares para conseguir sentir segurança dentro d’água. Mas de um modo geral 3 coisas ajudam: um óculos confortável, nadar olhando para o fundo da piscina (não para frente!) e que (no ambiente da piscina) você nunca estará tão longe da borda da piscina caso sinta um pouco de pânico.


RESPIRAÇÃO CONSTANTE: depois que você estiver confortável como ato de manter a cabeça dentro d’água, é importante que você comece a treinar o movimento de respiração do nado crawl.
Entre os nadadores e triatletas iniciantes o maior erro é, ao tirar o rosto fora da água para respirar, tentar fazer ao mesmo a expiração e a inspiração. Dessa forma a respiração fica muito curta e você se cansa rapidamente. O correto é, tão logo seu rosto volte para a água, começar a expirar o ar, para que quando a cabeça sair para respirar você faça apenas a inspiração e consiga inspirar uma quantidade maior de ar a cada movimento.


RESPIRAÇÃO BILATERAL: para os triatletas e nadadores de águas abertas é importante dominar a respiração bilateral. Todos temos um lado onde temos mais facilidade para respirar, principalmente quando nadamos rápido, mas em águas abertas a respiração è mais complexa, e exige do atleta maior habilidade e a capacidade de respirar para os dois lados e conseguir fazer a respiração frontal tanto para a orientação, como também marcar os adversários.


Bons treinos!

Rodrigo Langeani

Nenhum comentário:

Postar um comentário