segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Nordic walking: a caminhada feita com bastões

Novo esporte fortalece os ossos, sobrecarrega menos os joelhos e ameniza dores no pescoço e nos ombros.
Você já observou pessoas andando com bastões (um em cada mão), nos parques, na praia e até nas ruas? Essa é a nordic walking, também conhecida como caminhada nórdica. É uma nova modalidade de esporte, muito praticada na Europa, e que acaba de chegar ao Brasil.

Mas como funciona? A ideia é andar se apoiando em dois bastões. Esses acessórios – parecidos com os utilizados no esqui – são a grande sacada desse esporte. Eles obrigam a acionar mais músculos do que na caminhada tradicional. “Ao fazer o movimento de vaivém com os bastões, você trabalha braços, ombros, costas e peito, além de pernas, glúteos e abdômen, que já são recrutados na caminhada normal”, explica a professora de educação física Cida Conti, de São Paulo.

Com mais músculos em ação, o gasto calórico aumenta até 25%! Assim, se uma hora de caminhada normal queima, em média, cerca de 320 calorias, o mesmo tempo e intensidade da caminhada nórdica gasta até 400 calorias! Ou seja, é uma excelente atividade para emagrecer e, ao mesmo tempo, tonificar a musculatura do corpo.

Quer mais benefícios? Além de acelerar a perda de peso, a caminhada nórdica eleva a frequência cardíaca 15% mais do que a prática normal. Isso significa uma grande melhora na capacidade aeróbica do organismo.
E mais: o novo esporte fortalece os ossos, sobrecarrega menos os joelhos e ameniza dores no pescoço e nos ombros.

Por: Portal da Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário