terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estudo sugere benefícios de comer nozes para pacientes com síndrome metabólica




 Um estudo recente mostrou a relação entre o consumo de nozes e um elevado nível de metabólitos da serotonina (um importante neurotransmissor) em pacientes com síndrome metabólica, os quais têm risco elevado de doença cardiovascular.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a síndrome metabólica é uma condição que deve afetar 20% da população adulta. Fatores comestá relacionada à inflamação e estresse oxidativo e aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doença cardiovascular.
 

O artigo, publicado no Journal of Proteome Research,  relata a primeira aplicação de técnicas metabolômicas para analisar os efeitos da dieta em pacientes com síndrome metabólica. Como observado por Cristina Andrés-Lacueva,  coordenadora do projeto, "a técnica metabolômica envolve a medição quantitativa, multiparamétrica da resposta humana a um estímulo fisiopatológico”. Assim, a metabolômica permite a identificação de pequenas alterações no metabolismo e na homeostase e amplia a gama de resultados possíveis pois detecta novos marcadores que possam indicar o risco de certas doenças e mudanças globais no estado de saúde do paciente.

Na parte clínica do estudo, dois grupos de pacientes foram analisados: um recebeu uma dieta rica em frutos secos (especificamente, nozes, amêndoas e avelãs), o outro recebeu uma dieta sem nozes.

Pacientes que receberam a dieta rica em nozes produziram um nível mais elevado de metabólitos derivados do metabolismo do triptofano e serotonina, ácidos graxos e polifenóis, dando mais peso à hipótese de que essas moléculas poderiam estar na raiz de determinados benefícios à saúde observados em outros estudos.

Os dois grupos de pacientes tiveram diferenças significativas nos níveis desses biomarcadores. O que os pesquisadores ainda não sabem é o percentual do nível de metabólito detectado na urina, que é estimulada endogenamente ou exogenamente pelo metabolismo dos pacientes, e se estes metabólitos têm um papel direto ou indireto nos benefícios de saúde do consumo de nozes. 

O novo artigo mostra os primeiros resultados descrevendo os benefícios de saúde do consumo de nozes, através da redução de substâncias associadas a processos inflamatórios e outros fatores de risco cardiovascular em pacientes com síndrome metabólica. Esta área de pesquisa pode ser expandida em trabalhos futuros para incluir outras variedades de castanha e outras populações. "Em estudos de dieta alimentar e alimentos, o foco é sempre a prevenção. Se olharmos especificamente para esta nova pesquisa, não estamos falando de um determinado medicamento ou a introdução de suplementos dietéticos, mas simplesmente a substituição de uma fonte de gorduras por outra, neste caso, nozes," finaliza o Dr. Jordi Salas-Salvado.

Referência:
Tulipani S, Llorach R, Jáuregui O, López-Uriarte P, Garcia-Aloy M, Bullo M, Salas-Salvadó J, Andrés-Lacueva C. Metabolomics Unveils Urinary Changes in Subjects with Metabolic Syndrome following 12-Week Nut Consumption. Journal of Proteome Research, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário