quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dor Muscular Tardia

Quando se fica muito tempo sem atividade física e de repente se faz um exercício moderado ou intenso, é inevitável o surgimento de uma dor que atinge grandes grupos musculares, aparece no dia seguinte e costuma durar dois a três dias. Muitos autores tentaram identificar a causa disso. De todas as teorias parece que a melhor é aquela que fala que essa mialgia é causada por microrrupturas do tecido muscular e do tecido conjuntivo que envolve as fibras e os fusos musculares.
De fato, algumas pesquisas encontraram substância hidroxiprolina nesses músculos. Mas, quando ela aparecer, deve-se usar relaxante muscular associado a um anti-inflamatório, aplicação de calor nos locais doloridos sob a forma de forno de Bier, compressas quentes, saunas, etc.
Não se deve ficar sem exercícios nesses dias; exercícios aeróbicos breves (por exemplo, 15 minutos) e alongamentos estáticos por dois minutos nos músculos atingidos são medidas muito importantes para facilitar a recuperação muscular. Evidentemente, na vigência da dor, os grandes esforços devem ser evitados.

Por Dr.Osmar de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário