sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Domingo é dia de maratona aquática!


A tradicional Maratona Aquática Internacional de Santos abre, neste domingo, na praia da Aparecida, a partir das 10h, as etapas do circuito de 10 quilômetros da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação e desta vez o evento conta com 12 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Serão sete atletas no masculino e cinco no feminino que terminaram entre os 10 primeiros no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho do ano passado e assim conquistaram vaga para os Jogos de Londres. A brasileira Poliana Okimoto, também classificada para a Olimpíada, desta vez não participará da prova, pois está em treinamento no centro de La Loma, no México, e retorna ao país no dia 1º de fevereiro. Mas o país conta com Ana Macela Cunha, campeã mundial em Xangai na prova de 25 quilômetros, pódio em várias edições de Santos e a primeira reserva para ocupar um lugar nos Jogos Olímpicos.

No masculino, 16 atletas nadam os 10 quilômetros, entre eles Allan do Carmo, Samuel de Bona, Victor Simões, Vitor Colonese e Matheus Evangelista, tradicionais competidores em maratonas aquáticas. No caso brasileiro tanta concorrência tem um motivo. No feminino o Brasil já está definido, mas no masculino ainda existe a chance de um atleta representar o país em Londres, já que será a única seletiva nacional para a última chance de carimbar o passaporte olímpico, na Travessia de Setúbal, em Portugal, no mês de junho.

Assim, o brasileiro mais bem colocado em Santos, independente da colocação, disputará a prova portuguesa. Se a Federação Internacional de Natação permitir a inscrição de dois nadadores por nação, o Brasil também enviará o segundo brasileiro melhor colocado na prova de Santos.

Confira os atletas classificados para Londres e que estarão em Santos:

Masculino

Gianniotis Spyros – Gre – Ouro 10km no Mundial de Xangai 2011
Sergey Bolshakov – Rus – Bronze dos 10km no Mundial de Xangai 2011
Alex Meyer – EUA
Francisco José Jodar – Esp
Julien Sauvage – Fra
Vladimir Dyatchin – Rus
Andreas Waschburger – Ale

Feminino
Martina Grimaldi – Ita – Prata dos 10km no Mundial de Xangai 2011
Marianna Lymperta – Gre
Cecília Biagioli – Arg – Ouro no Pan de Guadalajara 2011
Jana Pechanova – Cze
Ângela Maurer – Ale – Prata dos 25km no Mundial de Xangai 2011
Erika Villaecija – Esp


por maribrochado |
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário