quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tomar cerveja todos os dias faz bem à saúde do coração

A cerveja foi elevada ao status do vinho no que diz respeito aos benefícios à saúde.

 Uma pesquisa conduzida pelo instituto italiano Research Laboratories, da Fondazione di Ricerca e Cura Giovanni Paolo II, mostra que o consumo moderado da bebida faz bem ao coração. O estudo foi publicado na edição on-line do European Journal of Epidemiology.

De acordo com a pesquisa, tanto o vinho quanto a cerveja podem ter efeitos positivos ao coração – desde, é claro, que sejam consumidos sem excessos.

É importante ressaltar que nenhum estudo jamais relacionou quaisquer benefícios à ingestão de grandes quantidades de bebida alcoólica — pelo contrário, o consumo em excesso só oferece prejuízos à saúde.

Os resultados confirmam o que já era sabido sobre o vinho: o consumo moderado (cerca de duas taças por dia para homens e uma para mulheres) pode reduzir os riscos para doenças cardiovasculares em até 31%, frente aos abstêmios.

A novidade da pesquisa, no entanto, é que ela reúne pela primeira vez evidências do efeito benéfico da cerveja: uma caneca da bebida ao dia (500 mililitros) é capaz de proteger o coração, em variedades de cerveja com teor alcoólico de 5%. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio – nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.

Fonte: Veja Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário