terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quer atravessar o Canal da Mancha ? Te mostro como ...


É tudo muito simples...
Um belo dia, você acorda e diz pra você mesmo:

"Poxa, eu acho que eu quero fazer o Canal da Mancha". Primeiro você entra na Internet, depois faz algumas ligações telefônicas (a cobrar) para a Inglaterra, pega um avião à noite, desembarca em Londres, vai até a costa e, no dia seguinte, o barco já está te esperando, o tempo está maravilhoso, o mar calmo, a água a 24º C. Você começa a nadar, nadar e chega na França. Pronto, seu sonho foi alcançado! Agora é só comemorar! Ainda na França e cheio de energia para gastar, você decide ir ao cabaré ali mesmo e "enfiar o pé na jaca" de vez...


Quem já passou pela experiência de Travessia do Canal da Mancha conhece a dura realidade do que significa um projeto deste porte. Infelizmente não é tão simples como descrito acima. Segue aqui um roteiro comentado sobre como atingir seu sonho. Não é o único caminho, mas é uma boa orientação. Siga alguns dos passos deste sonho nas linhas abaixo:

"Poxa, eu acho que eu quero fazer o Canal da Mancha."

Em primeiro lugar, você deve ter absoluta consciência do que representa este sonho. Há muita preparação, muita dedicação, muito sofrimento e privação envolvidos no processo. O comprometimento financeiro também não é nada desprezível. E você ainda corre o risco de chegar lá, a mãe-natureza não ajuda e, por melhor nadador(a) que você seja, não consegue completar a Travessia.
Portanto, converse com quem já fez - este site incluirá, em breve, os contatos dos brasileiros que já fizeram o Canal - e ouça suas opiniões sobre o desafio. A Travessia do Canal da Mancha não é fogo de palha. Você não deve decidir-se baseado somente em seu impulso. A decisão de fazê-la deve ser bem maturada.

Aí você entra na Internet...

É fato. A Internet pode ajudá-lo(a) a conhecer um pouco melhor sobre a realidade do Canal. Você pode e deve entrar nos sites das duas Federações que administram as Travessias, são elas: a Channel Swimming and Piloting Federation (CSPF) - http://www.channelswimming.net/ e a Channel Swimming Association (CSA) - http://www.channelswimmingassociation.com/ . Não espere encontrar primores de sites. O pessoal que administra as travessias é gente simples - há desde pescadores a instrutores de navegação - e pouco ligada à internet. O curioso também é que a CSA não reconhece as travessias da CSPF enquanto que a CSPF reconhece as da CSA. O motivo de discussão entre eles remonta há um bom tempo e não vai ser resolvido de imediato. Não quero dizer que uma é melhor do que a outra. Eu fiz pela CSPF, outros fizeram pela CSA e estão igualmente satisfeitos.
Ainda dentro da CSPF, há um site pessoal do Michael Oram, Secretário Honorário da CSPF e de Alisson Streeter, a rainha do Canal, com um bocado de informações úteis: é o http://www.channelswimming.com/ .
É possível fazer sua inscrição pela web. Entrando em contato com os organizadores - pela CSPF, Michael Oram foi meu contato, pela CSA recomendo o site - eles fornecerão as informações necessárias, lhe perguntarão quando você quer nadar, disponibilizarão alguns pilotos, barcos, datas, etc.

Aqui vai uma dica essencial para quem está começando:
É ESSENCIAL QUE VOCÊ OPTE POR SER O NADADOR NÚMERO 1 da semana/ barco/ piloto em questão. Escolher qualquer outra opção reduz suas chances de sucesso. Por essa razão, é comum agendar a travessia com dois anos de antecedência. Entenda o por quê.
Se você já andou navegando pelos sites acima indicados, já sabe que as travessias do Canal são feitas prioritariamente nas neap tides, marés que coincidem com o quarto crescente ou minguante da lua. Isso não quer dizer que não seja possível cruzar o Canal na outra maré, a spring tide - as correntes são mais fortes e o pessoal mais experiente não aconselha a travessia nestas condições. Se quiser experimentar, vá em frente por sua conta e risco e depois conte pra nós. Estamos curiosíssimos para saber...
Em resumo: "Semana sim, semana não, Ultragaz no portão".

Na semana boa (neap), se o mar estiver em condições, o barqueiro e o nadador decidem, a cada dia, se vale a pena fazer a travessia. O primeiro que tem a opção é o nadador número 1. Caso ele não queira, a oferta é feita ao número 2, depois ao 3 e assim por diante. Isto quer dizer que, se houver um dia de tempo bom na semana, somente o número 1 nada. Os outros podem até nadar sob condições climáticas menos favoráveis, mas a travessia ficará dificultada. Se houver dois dias, os números 1 e 2 nadam e assim por diante.
Importante dizer que:

MESMO SENDO O NÚMERO 1, HÁ O RISCO DE O CLIMA NÃO SER O MELHOR PARA SUA TRAVESSIA e você pode voltar sem nadar, ou ter que adiar sua tentativa por duas semanas ou mais.
Já pensou? Dois anos de preparação e na hora, nada? Ou seria, não nada? Esta experiência foi muito estressante para mim que, mesmo sendo número 1, fui nadar no quarto dia de minha maré.
Ao fazer a reserva, eles normalmente já pedem um sinal financeiro como compromisso de seu real interesse. Dá pra pagar com cartão de crédito internacional (CSPF).

... depois, faz algumas ligações telefônicas (a cobrar) para a Inglaterra...

Se precisar entender melhor as condições do negócio que está fazendo, fique à vontade para ligar para o pessoal de lá. Afinal, você está entrando num negócio nada barato e as partes precisam se entender muito bem. Além da travessia, é preciso também combinar a hospedagem no local. Só duvido que eles aceitem a ligação a cobrar...

... vai até a costa e, no dia seguinte, o barco já está te esperando, o tempo está maravilhoso...

A escolha do dia da travessia é algo de extrema importância. Você conversa todas as noites com seu piloto - eu o fazia com o Michael Oram - e decide se vai ou não nadar no dia seguinte. Você observa os dados da Sandettie (detalhes abaixo), a previsão da BBC das 19hs e toma uma decisão. Este é um período de provação. Tem que ter um pouco de 007 - os nervos de aço - para suportar, mas também passa.

Os dias normalmente são muito quentes no verão inglês. Você não terá dificuldades em se aclimatar. O sol ajuda a esquentar a cabeça, o que é muito importante numa travessia em água fria.
Por vezes, você tem que nadar prioritariamente durante a noite. Nestes, dê preferência à touca clara: a Termodinâmica ensina que ela irradia menos calor que a escura, além de ser mais fácil de identificá-lo na água. Se possível, leve alguns braceletes luminosos: eles são obrigatórios para nadar à noite.
Durante o dia, prefira a touca escura: ela absorve a irradiação solar e te mantém quente onde você mais precisa: na cabeça.
Não fique trocando de touca no meio da prova. Você está ali pra nadar, não pra um desfile de moda.

... o mar calmo, a água a 24o C.

Mar calmo até acontece de vez em quando. Água a 24 graus C, esqueça! Historicamente se fala em temperaturas de 11 a 17 graus, mas como Deus é brasileiro, o Canal apresentou nos últimos dois anos, uma sensível melhora, batendo os 18 graus.
Agora o link mais interessante de todos: da estação Sandettie, que fica no meio do Canal e é usada como referência para saber a temperatura da água e do ar, direção e intensidade dos ventos, pressão atmosférica e um montão de variáveis menos importantes. Usei muito nos dias que precediam minha Travessia. Experimente consultar a temperatura da água no mês de Fevereiro e verá que água quentinha eles têm por lá quando for a sua vez...
http://www.ndbc.noaa.gov/station_page.phtml?$station=62304

Você começa a nadar, nadar e chega na França...

Aí é contigo. Vá com cabeça, conhecendo seus limites e boa prova! Essa é uma prova onde a preparação psicológica vale tudo. Você precisa acreditar muito em você mesmo e em tudo que você fez para chegar até ali.
Agora, se acontecer de a natureza não ajudar, o vento soprar, o mar virar, a preparação não ter sido o suficiente, etc. e não for possível terminar a prova, RELAXE e evite qualquer sentimento de culpa. Mais importante é voltar VIVINHO DA SILVA para, quem sabe, buscar uma nova tentativa em outra época ou mesmo contar a aventura como ela foi. O simples fato de você estar lá fazendo sua tentativa - independentemente do resultado - já o(a) qualifica como uma pessoa diferenciada e, portanto, com muita história para contar.

... você decide ir ao cabaré ali mesmo e "enfiar o pé na jaca" de vez...

Aí também é contigo. Se tiver toda essa disposição mesmo depois da travessia, chame alguém do Guinness, o Livro dos Recordes. Eles devem querer conhecê-lo(a). E não se esqueça de me convidar...

No demais, bons treinos e boa sorte!

Quér mais detalhes ?

percival@canaldamancha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário