terça-feira, 15 de novembro de 2011

Frutas frescas na corrida


Para um bom aproveitamento no período de treino, é importante prestar atenção na escolha da fruta para o momento. Isso porque, além de ajudar na hora do exercício, dando mais energia e disposição, as fibras podem atrapalhar também, se trouxerem desconforto gástrico.

Se a ingestão for antes do treino, o ideal é optar por frutas com baixo ou moderado nível glicêmico, como pêra ou maçã. “Esses alimentos dão energia durante um tempo prolongado, como o período em que você estiver correndo”, explicou Priscila Di Ciero, nutricionista e membro do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira à Revista Runners.

 Caso você sinta desconforto se alimentando pouco tempo antes do treino, uma opção é o suco de frutas coado, mais fácil de digerir. Mas evite melancia, pois ela pode ser indigesta, e se optar por laranja, tire o bagaço, pois tem efeito laxativo.

Caso a corrida não seja muito longa (abaixo de cinco quilômetros), não é necessário ingerir alimentos sólidos durante o exercício. Mas se o tempo de exercício for longo, vale testar a digestão de alguma fruta seca como, por exemplo, castanha de caju.

Ao final do treino ou prova, é importante se alimentar direito para recuperar a energia perdida. “Nesse momento, se o atleta escolher uma fruta, deve optar pelas que têm índice glicêmico maior, que fornecerão energia rapidamente para recuperá-lo do esforço”, conta Priscila. Boas opções são banana, manga e sucos, que ajudam a hidratar. Um lanche mais reforçado, com pães e massas é uma boa pedida para acompanhar as frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário