sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Alimentação x Natação

Por Juliana- Mais Nutrir 
Uma das modalidades com maior repercussão no panamerico 2012, a natação é um esporte completo, queNatação trabalha todos os grupos musculares, além de ter baixo risco de lesão devido ao amortecimento do impacto pela água.
Já é de conhecimento que a alimentação tem um papel fundamental na melhora do rendimento do atleta e mesmo do praticante de atividade física, então, torna-se de grande importância seguir uma dieta balanceada e que supra as necessidades de nutrientes de seu corpo, pois a natação é um esporte que demanda bastante energia.

Dentro da natação há vários estilos de provas e distancias exigindo uma dieta diferenciada para cada uma delas, já que as vias de energia se tornam diferentes para cada estilo. Já para um praticante que esta em busca de mais saúde e que não tem como prioridade a competição, a necessidade energética é mais simples e depende do objetivo de cada atleta.
Basicamente a dieta deve ser rica em carboidratos, fornecendo energia eficiente aos músculos, podendo estar presente na forma de pães, cereais, arroz, massa, frutas.
O atleta deve priorizar:
  • Antes do treino
Entre 3 e 4 horas antes do treino a refeição deve ser mais completa com fontes de carboidrato, proteína (carne, frango, peixe, soja) e gordura (azeite, castanhas), além das fontes de vitaminas e minerais. Quando há pouco tempo entre a refeição e o treino o importante é priorizar os carboidratos.
  • Durante o treino
Deve-se priorizar a ingestão de líquidos, já que a sensação de sede pode ser menos perceptível e o risco de desidratação maior. O ideal é deixar uma garrafinha com água ou bebida esportiva na beira da piscina.
  •  Após o treino
Importante que em até 30 minutos do treino o atleta ingira os carboidratos e reponha os líquidos perdidos durante a atividade, isso ajudará a repor os níveis de energia do músculo, chamado de glicogênio muscular, melhorando assim a recuperação. A ingestão do carboidrato deve ser completada com fontes de proteína e de vitaminas e minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário