segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Previna-se do torcicolo e dores no pescoço


 
 
 
O torcicolo é um distúrbio do pescoço caracterizado pelo enrijecimento dos músculos dessa região, fazendo com que os movimentos da cabeça se tornem bastante dolorosos e limitados.
 
Estresse por conta da correria do dia-a-dia, noites mal dormidas, posicionamento e postura incorretas...
 
Todos fatores que propiciam o aparecimento das dores no pescoço e do temível torcicolo. Quem já teve sabe a dor insuportável que é esta lesão. Mas, há alguns cuidados para evitar tudo isso e ter tranquilidade quanto a estes desconfortos que nos perseguem nesta vida agitada da contemporaneidade. 

Como evitar torcicolos e outras dores de pescoço?

Existem cuidados que você pode ter para minimizar o risco de ficar com um torcicolo. Uma boa maneira de começar é ficar atento para a forma como dorme e de que maneira isso poderá contribuir para as dores de pescoço. É fundamental ter uma boa posição para dormir.
 
 Há duas posições que são boas para o seu pescoço: de lado e de costas. Se dormir de costas, escolha uma almofada redonda, para suportar a curva natural do seu pescoço, e que tenha um recorte especial no meio para que possa assentar bem a sua cabeça (abaixo à esquerda).



 
Prefira almofadas de penas, que facilmente se adaptam à forma do seu pescoço. Devido à sua fragilidade, as almofadas de penas devem ser substituídas a cada ano. Se dorme de lado, mantenha a sua espinha dorsal ereta, utilizando uma almofada maior na região por baixo do pescoço do que na zona onde pousa a cabeça. O não cumprimento deste conselho pode resultar em dores no pescoço logo pela manhã, ao acordar.

Dormir com o estômago para baixo é duro para a sua coluna, uma vez que as costas ficam arqueadas e o seu pescoço virado para o lado. Maus hábitos de sono também podem contribuir para as dores de pescoço. Problemas de insônias, a dificuldade em adormecer, dificuldade em permanecer horas seguidas a dormir e acordar muito cedo de manhã também podem contribuir para o aparecimento das dores.

Pessoas que apresentam um desses quadros de distúrbio do sono estão muito mais susceptíveis a terem dores crónicas no músculo esquelético, no espaço de um ano, do que as que não tem problemas para dormir. Uma possível explicação é que os distúrbios de sono interrompem os processos de relaxamento e restabelecimento muscular que ocorrem durante o sono. No caminho inverso, as dores podem prejudicar o sono. Isto faz com que se crie uma espécie de ciclo vicioso, em que as dores prejudicam o sono e, por sua vez, os problemas de sono contribuem para o aparecimento de dores.
 
Portanto, previna-se !!
 
Por: Mulheres de Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário