sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A prevenção de lesões no triathlon


|Espírito Outdoor

A corrida é o esporte que mais lesiona no triathlon. O triathlon é um esporte exigente, um pouco mais do que outros esportes de resistência, por um lado há os benefícios de se praticar três disciplinas ,mas também tem suas complicações.

 Neste artigo vamos nos concentrar no trabalho preventivo e compensatório. Por isso, é importante notar que a maioria das lesões sofridas no triathlon tem caráter de sobrecarga e de excesso de esforço .

 Outra causa comum de lesões nos triatletas são as lesões traumáticas, como decorrentes de uma queda, de uma torção no tornozelo ou de um osso quebrado. Mas a maior parte das lesões surgem pro excesso de esforço, já que os triatletas são mestres em querer se acabar superar.
Nesse sentido é importante fazer um levantamento das causas da lesão para poder fazer o trabalho de cura e reabilitação ou mesmo a prevenção nos casos que convém, e principalmente procurar um bom médico e fisioterapeuta para poder fazer o tratamento adequado.

Dos benefícios de se praticar triathlon estão:

Na maior parte dos casos o atleta lesionado consegue praticar um ou dois esportes
Por ser composto por três modalidades podemos evitar, grandes cargas de uma determinada modalidade
Se mantivermos um bom equilíbrio entre os três esportes podemos oferecer uma condição ótima para que nossos sistemas estruturais e fisiológicos se desenvolvam de maneira saudável

Já entre as desvantagens estão:

O desequilíbrio entre as 3 modalidades pode trazer piora ao condicionamento físico
Em atletas que treinam mais de um treino por dia, as vezes não dá tempo de se recuperar suficientemente entre uma sessão e outra
É necessário um trabalho de base extenso ou um trabalho complementar preventivo para que o atleta iniciante não se lesione, já que são comuns casos de faciítes plantares, canelites e dores no joelho entre os iniciantes.
O triathlon é um dos esportes mais seguros do mundo, se praticado corretamente, e acho que, tem mais vantagens do que desvantages. Na minha opinião, o atleta iniciante deveria fazer um trabalho complementar para ajudar a desenvolver sua estrutura física a aguentar treinos mais extensos das modalidades. Além disso os treinadores deveriam ser um pouco mais rígidos em não permitir que o iniciante fizesse tanto volume de treino.
 Entre os trabalhos complementares podemos destacar 3 pontos principais.

O trabalho de Força

Com o estilo de vida sedentário a população de um modo geral está cada vez mais fraca. Isso se reflete não só na musculatura, como na postura, na densidade óssea e na capacidade aeróbia das pessoas.
Para isso o treinamento de força (como a musculação) deve ser orientado para a saúde do sistema músculo-tendíneo-esquelético para permitir que o atleta consiga manter sua eficiência técnica durante a execução das modalidades evitando movimentos desequilibrados.

Alongamento

Apesar de toda a controvérsia em torno dos alongamentos, é necessário que o músculo mantenha o seu comprimento ideal para o máximo de desempenho (músculos muito encurtados são mais fracos!). Existem muitos métodos diferentes de alongamento, procure um profissional qualificado.
Descanso

O descanso é conhecido com o treinamento invisível, pois ele é tão importante quanto a sessão de treinamento. Pois é apenas nos momentos de descanso que nosso organismo consegue assimilar as cargas dos treinos e produzir adaptações em nosso organismo. Além disso, a falta de recuperação adequada irá comprometer a saúde dos músculos, ossos e tendões. Recomendo pelo menos 1 dia de descanso completo na semana e uma noite de sono de pelo menos 7h por dia.
Em resumo,  deve-se incluir o trabalho preventivo, principalmente entre os iniciantes a fim de evitar lesões e melhorar a performance. Se tens apenas 60min para treinar, que tal treinar 55min e reservar 5 minutinhos para o alongamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário