sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Livre-se da cãibra ...

A cãibra consiste em uma contração muscular involuntária que pode ser tanto rápida e pontual como lenta e de intensidade variada.
Na prática, pode acontecer com qualquer um e em qualquer tipo de treino, principalmente porque, em muitos casos, não é o treino que leva o organismo a ter cãibras, mas, sim, o estado nutricional do esportista.
As cãibras estão muito ligadas a um desequilíbrio físico do indivíduo acompanhado por uma carga de treinamento físico suficiente para gerar o déficit de algum micronutriente ou um descontrole no envio da mensagem nervosa ao músculo para gerar a contração.
Existem várias justificativas que podem desencadear uma cãibra. As mais comuns são:
Ø  Déficit de micronutrientes (sódio, potássio, cálcio);
Ø  Desidratação;
Ø  Algum problema de comunicação sináptica (entre as células do sistema nervoso);
Ø  Tendência genética;
Ø  Estresse.
E quando isso acontece? No caso de algum músculo entrar em estado de cãibra, o mais recomendável é realizar alongamentos leves e contínuos no local até recuperá-lo momentaneamente. Logo depois, realize hidratação e reposição com isotônico, água de coco ou soro.
Se você convive com cãibras com certa regularidade, procure um médico ou um nutricionista para ajustar sua dieta e pense se o seu estilo de vida está sendo bem direcionado.

por: Professor Zeca (José Carlos Fernando)

Nenhum comentário:

Postar um comentário