sábado, 10 de setembro de 2011

Consumo de álcool ajuda mulheres a envelhecerem melhor, segundo pesquisa

O Globo
 
Boston - Um estudo da Universidade de Boston com 13.894 mulheres examinou o uso de álcool em relação ao "envelhecimento bem-sucedido" - definido como a sobrevivência aos 70 anos sem uma das principais doenças crônicas (como doença coronariana, câncer, acidente vascular cerebral, diabetes), e sem grande comprometimento cognitivo, deficiência física ou problemas de saúde mental. Das mulheres pesquisadas, apenas 11% preencheram esses critérios e os resultados indicaram que bebedoras moderadas, principalmente de vinho, tiveram melhores resultados.

Os maiores benefícios foram encontrados entre as mulheres que relataram um consumo de 30g de álcool por dia (de um a dois drinques e meio por dia) quando comparadas às que não bebiam. A frequência também foi levada em conta: mulheres que bebiam em um ou dois dias na semana tiveram um aumento pequeno na probabilidade de "envelhecimento bem-sucedido", mas as que bebiam pelo menos cinco dias por semana tiveram um aumento de 50% no quesito.

O estudo é um pouco polêmico quanto à definição de "envelhecimento bem-sucedido", já que acredita-se que uma porcentagem muito maior de pessoas que não podem atender a esses critérios fazem contribuições enormes para a sociedade e devem ser considerados "bem sucedido". Mas estes resultados apóiam as conclusões de estudos anteriores mostrando que muitos aspectos do bom envelhecimento são favoravelmente afetados pelo consumo regular e moderado de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário