quarta-feira, 22 de junho de 2011

Triathlon é três vezes mais esporte

O Triathlon já percorreu um longo caminho desde o seu início em 1974, quando um grupo de amigos começou a treinar junto. Formado por nadadores, ciclistas e corredores, em pouco tempo eles estavam organizando competições combinando os três esportes. O Triathlon é um esporte multidisciplinar emocionante, envolvendo uma corrida contínua, em distâncias diferentes, em três disciplinas: natação, ciclismo e corrida.

Os competidores correm contra o relógio, que começa a marcar ao entrar no mar e para quando eles cruzam a linha de chegada após a corrida. Por esta razão, o Triathlon é frequentemente relatado como tendo uma quarta disciplina conhecida como a transição. A transição é o ponto da corrida, quando os concorrentes mudam de natação para o ciclismo e do ciclismo para corrida. O personal trainner, William Barbosa, pratica Triathlon há 8 anos, e hoje técnico da equipe TriAction Team é capaz de descrever a sensação de praticar essa modalidade. ’’ A sensação é inexplicável, passar a linha de chegada em um ironman que dura acima de 9 horas entre natação, ciclismo e corrida. É como se estourasse a endorfina no nosso corpo”, declara Barbosa.

Apesar de pessoas fazerem Triathlon por diferentes razões, os benefícios são universais. Uma das vantagens que o triatleta encontra ao praticar Triathlon é uma melhora grande cardiovascular. De acordo com o atleta Barbosa, outra vantagem muito importante é que várias pessoas procuram o Triathlon para o emagrecimento. Ele conta, no entanto, que conforme iniciam as competições, o prazer de baixar o tempo e vencer seus próprios limites superam o desejo de emagrecer, e com isso fazem a atividade com mais prazer e emagrecem consequentemente.

Cuidados na alimentação dos triatletas

Atletas assim, você deve imaginar que precisam de um bom treinamento e muita resistência. Mas algo muito importante para que esse atleta acompanhe o ritmo sem se prejudicar é a alimentação adequada. Segundo o nutricionista esportivo, Luiz Ricardo de S. Alves, os triatletas são um dos atletas que mais gastam calorias durante seus treinos e provas, portanto, não devem fazer restrição de carboidratos, proteínas ou gorduras. “Esses três macronutrientes são muito importantes. As vitaminas e minerais são importantes também, mas com uma dieta adequada em qualidade e quantidade vai suprir toda a sua necessidade” explica o nutricionista. O nutricionista recomenda que os triatletas devem incluir no seu cardápio boas fontes de carboidratos como frutas, sucos naturais, arroz (de preferência integral pelo menos 2 a 3 vezes na semana), batata cozida (pode substituir por mandioca ou cará), torradas, macarrão, aveia, granola. Entre os exemplos de fontes de proteína de boa qualidade estão carnes magras (peixe ou frango ou carne vermelha e de preferência grelhadas ou feitas com pouco óleo), leite, queijos magros (queijo cottage, branco, tofu, ricota), iogurtes ou coalhadas. E boas fontes de gordura são azeite ou óleo crú (óleo de soja, canola, milho), castanhas como amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, macadâmia, avelã.

O nutricionista ainda alerta sobre o uso do álcool. “O indivíduo ingerindo álcool diariamente pode se tornar um alcoólatra e não existe compensação para álcool, ou seja, tomar apenas no final de semana. Se o atleta quer realmente ter resultados em seus treinos e provas é melhor retirar o álcool do cardápio”, diz o nutricionista. E completa: “Não devem ficar mais de 3 horas sem se alimentar, pois isso libera um hormônio do estresse chamado cortisol e ele deprime nosso sistema imunológico (favorecendo o desenvolvimento de doenças como gripe, dor de garganta, otites, etc.) e destrói nossos músculos”.

De acordo com ele, é impossível o triatleta não ter que usar suplementos, que devem ser ingeridos na hora certa e na quantidade adequada. É essencial que o atleta não se consulte sozinho. O nutricionista explica a importância de um profissional na prática do Triathlon.  “O ideal é que o atleta tenha um acompanhamento com um nutricionista esportivo que poderá individualizar seu cardápio e passar estratégias nutricionais de suplementos extremamente específicas de acordo com seu peso e objetivos”, conclui.
LivrEsportes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário