quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quem dorme mal sofre mais riscos de sofrer acidentes

Quem tem insônia, ronco, apneia, síndrome das pernas inquietas e sonambulismo tem maior risco de sofrer acidentes domésticos e no trânsito. Para se ter uma ideia, 30% dos acidentes de trânsito no Brasil tem como causa o cochilo no volante provocado por noites mais mal dormidas. Pessoas que dormem ao lado de portadores desses distúrbios e crianças também estão entre o grupo de risco. Crianças que não dormem bem são mais propensas à obesidade, falta de memória, dificuldade de aprendizagem e problemas emocionais.

Para afastar esses riscos é necessário estabelecer uma rotina para o sono, mantendo horários para dormir e acordar. Deve-se também evitar o consumo de estimulantes, como café e refrigerantes, assim como bebidas alcoólicas.

Cuidar do emocional também é importante, evitando o estresse e procurando fazer atividades relaxantes sempre que possível, principalmente nos fins de semana. Não é indicado fazer uso de tranquilizantes, que impedem o sono natural e repousante. Calmantes só devem ser usados por recomendação médica e por um curto período de tempo.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário