quinta-feira, 16 de junho de 2011

Natação é uma atividade simultaneamente útil e recreativa

LivrEsportes - Hortolândia/SP -





Quem não gosta de mergulhar nas águas frias de uma piscina para fugir do
calor escaldante de um dia de verão? Nadar também é uma das melhores
maneiras de relaxar depois de um longo trabalho e uma excelente forma de se exercitar. Nadar ajuda na queima do excesso de calorias e aumenta a flexibilidade do corpo.


A natação é um esporte competitivo praticado em todo o mundo e em muitos níveis diferentes, incluindo os Jogos Olímpicos. Também é um esporte fácil de exercer, por diversão e para o exercício. Você pode nadar em uma piscina do quintal, uma piscina coberta, ou em águas de um oceano ou lago.

Muitos médicos e atletas e profissionais de educação física concordam que a natação é um dos melhores exercícios, pois trabalha quase todos os seus grandes grupos musculares ao mesmo tempo. Segundo o educador físico, Flávio Cezar, quem pratica natação é muito menos propenso a sofrer de certos tipos de lesões do que com outros esportes “o impacto dentro da água é bem menor o que diminui os riscos de lesões como, por exemplo, no joelho, articulações e lesões musculares” afirma Flávio .

Natação regularmente pode ajudar a construir a massa muscular e reduzir a gordura corporal. É mais que um esporte divertido, é uma maneira de permanecer saudável, e também uma habilidade que pode salvar sua vida. Há muitas maneiras de se esforçar e melhorar como um nadador. Se estiver em velocidade, pode correr o relógio e ver quanto tempo leva para fazer um determinado número de voltas. Se estiver em resistência, pode diminuir e ver quantas voltas pode fazer antes de ter que descansar um pouco.
Nesse esporte possível escolher se especializar em um determinado tipo de estilo (nado livre, costas, peito ou borboleta). Cada estilo exige que você movimente os braços, pernas e corpo de uma maneira diferente. De acordo com Flávio Cezar, quão rápido ou quão longe se nada não é tão importante como a quantidade de tempo que se gasta natação. “Fazê-lo com mais frequência e por longos períodos de tempo proporciona melhor exercício”, explica.

Origens

A natação é simplesmente incrível, mas o aprendizado sobre a história da natação é ainda mais surpreendente e interessante. Os registros mais antigos nos levam 7.000 anos atrás. Paredes de cavernas da idade da pedra mostram pinturas de natação. No entanto, o estilo de nado praticado naquele momento ainda é desconhecido.  O ato de nadar tornou-se popular na Idade Média. O primeiro livro de natação intitulado "Colymbetes" foi escrito por Nicholas Wynman, um professor alemão de línguas em 1538.

A enciclopédia do tradicional esporte britânico afirma que a natação era exigida aos cavaleiros. Além disso, os romanos construíam piscinas em todos os lugares que conquistavam. As piscinas foram consideradas como um lugar para o exercício e como tribunas para os seus encontros sociais.

Em 1603, a primeira organização de natação foi criada no Japão, onde o imperador Go-Yozei declarou que todos os alunos deveriam aprender a nadar. No século XIX várias associações de natação foram formadas, organizando competições de natação uns contra os outros. Os Ingleses são considerados a primeira sociedade moderna para desenvolver a natação como um esporte. Em 1837 foram organizadas competições de natação em seis piscinas artificiais. Essas competições foram organizadas pela Sociedade Nacional de Natação, na Inglaterra.

O esporte cresceu em popularidade e muitas piscinas foram construídas. Quando a Amateur Swimming Association foi organizada, em 1880, a Grã-Bretanha contava com mais de 300 clubes. Em 1896, a natação se tornou um esporte olímpico para os homens com os 100 metros e 1500 metros nado livre. Todos os eventos foram realizados em águas abertas. Havia apenas quatro provas de natação, dos quais três foram livres.

Depois, mais estilos como borboleta, peito e costas, foram adicionados à lista. Por uma variedade de razões, as mulheres eram excluídas da natação nos primeiros Jogos Olímpicos. Em 1896 e novamente em 1906, as mulheres não puderam participar porque o desenvolvedor dos jogos modernos (barão Pierre de Coubertin) afirmava que as mulheres eram demasiado frágeis para praticar esportes competitivos. Só nos Jogos de 1912, a natação feminina fez sua estreia, mudando a inspiração do grupo que mais tarde seria conhecido como Comitê Olímpico Internacional.

A Olimpíada de Paris 1900 incluía três eventos de natação incomum. Utilizou uma pista de obstáculos, o outro era um teste de resistência natação subaquático, o terceiro foi um evento de 4.000 metros, a maior prova de natação competitiva. Nenhum dos três jamais foi utilizado nos Jogos Olímpicos novamente.

A partir deste início humilde, com quatro provas de natação, os Jogos Olímpicos contam agora 32 competições de natação, 16 para homens e 16 para mulheres. A olimpíada especial inclui competições de natação para pessoas com deficiência e tem 22 eventos para os homens e 22 para mulheres.

Desde então, vários registros foram criados por grandes nadadores de todos os tempos. Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972, em Munique, Alemanha, Mark Spitz ganhou sete medalhas de ouro. Pouco tempo depois, o primeiro campeonato mundial de natação foi realizado em Belgrado, Iugoslávia, pela FINA. Em 1991, Kristin Otto da Alemanha Oriental ganhou seis medalhas de ouro, o maior número já ganho por uma mulher no Campeonato Mundial, em Seul. Posteriormente, clubes de natação tornaram popular a imagem de a natação ser uma atividade recreativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário