quinta-feira, 23 de junho de 2011

EDUCAÇÃO ALIMENTAR para Praticantes de Atividade Física


Nas últimas décadas, o hábito de praticar atividades físicas consolidou-se em boa parte da população entre jovens e adultos. A procura por academia tem aumentado a cada dia e, paralelamente, cresceu o mercado dos suplementos nutricionais. O consumo desses produtos é cada vez maior por aqueles que desejam construir um corpo esculpido por músculos.

É interessante diferenciarmos atletas de pessoas fisicamente ativas. Os primeiros são esportistas profissionais que se submetem em seus treinos diários a uma carga de exercícios bastante intensa e, por conta disso, têm seu metabolismo e necessidades nutricionais completamente alterados e aumentados. Ao passo que pessoas fisicamente ativas são aquelas que buscam na prática de atividades físicas, a promoção da saúde, a qualidade de vida e o bem estar.

Os cuidados nutricionais com atletas devem ser não só de melhora da performance durante os treinos e provas, mas também de reposição das perdas de vários nutrientes que ocorrem durante os exercícios. Pessoas fisicamente ativas não podem ter como referência a alimentação de atletas profissionais. A alimentação, nos dois casos, tanto de atletas como dos fisicamente ativos, é uma grande aliada, mas com estratégias e objetivos diferentes
.
Assim, todos os nutrientes são importantes para um bom desempenho durante a atividade física.
Conheça esses nutrientes:

Carboidratos

A alimentação, tanto das pessoas sedentárias como daquelas praticantes de atividades físicas, deve conter, em grande parte, alimentos que fornecem carboidratos, fontes de glicose, que é o principal combustível do nosso corpo. Cerca de 60 a 65% do total de calorias de uma alimentação saudável deve ser proveniente de alimentos ricos em carboidratos, que é a base da Pirâmide de Alimentos (pães, arroz, macarrão, batata).

A glicose é armazenada em nosso corpo sob a forma de glicogênio muscular e hepático. Os carboidratos são a matéria-prima para a produção do glicogênio, que é a primeira e principal fonte de energia utilizada durante o exercício. Os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados; por isso é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica exercícios. De 2 a 3 horas antes das atividades físicas, é importante fazer uma refeição basicamente com alimentos ricos em carboidratos. Caso isso não seja possível, pode ser feito um pequeno lanche 1 hora antes.

Após os exercícios, os músculos têm “fome e sede” de carboidratos. Logo após as atividades físicas, o carboidrato é muito bem vindo, pois repõe os estoques de glicogênio, beneficiando, assim, a recuperação e a preparação dos músculos para atividades posteriores.

Proteínas

A ingestão de proteínas deve manter a mesma proporção máxima recomendada para indivíduos saudáveis e sedentários, ou seja, 12 a 20% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.
Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos) não devem ser consumidos muito próximos do início das atividades físicas, uma vez que têm uma digestão mais lenta e, com isso, provocam desconforto gástrico. Sendo assim um intervalo de 45min é o suficiente.
Alimentos ricos em proteínas devem ser consumidos de forma fracionada, ou seja, em várias refeições ao longo do dia, garantindo o melhor aproveitamento dos aminoácidos na manutenção e formação dos músculos.

  Dicas Alimentares para Indivíduos Fisicamente Ativos

Sugestões de alimentos 4 horas ou mais antes e 4 horas após os exercícios

Arroz, carnes magras e frutas
Lanches de peito de peru com vegetais crus e cozidos
Massas ao molho de tomate com carnes magras
Queijos magros, leite ou iogurte desnatado
Bolo simples
Barra energética ou protéica
Frutas frescas ou secas (passas, damasco)
Sucos de frutas
Água de coco
Água
Sugestões de alimentos 2-3 horas antes e 2 horas após os exercícios
Cereais com leite ou iogurte desnatado
Pães, batatas assadas ou cozidas, bolo simples
Frutas frescas ou secas
Barra energética e protéica
Água de coco
Água 
Sugestões de alimentos 1 hora ou menos antes e 30 minutos depois do exercício
Barra energética e protéica
Frutas frescas ou secas
Suco de frutas
Água de coco
Água.

 
Nutricionista Julia Romero – CRN2-7966

Por:Area de Treino

Nenhum comentário:

Postar um comentário