quinta-feira, 23 de junho de 2011

Articulações - Saúde Pela Alimentação

O corpo humano é um verdadeiro milagre. Uma maravilhosa máquina onde todas as peças funcionam em harmonia. Os seres humanos não têm que pensar conscientemente sobre a respiração ou a digestão, porque a máquina faz o trabalho sozinha. E uma da partes impostantes dessa máquina são as articulações. Elas devem, como em toda máquina, estar muito bem lubrificada.

Sem as articulações seu corpo não se dobraria. E basta ver o grande transtorno que é um problema numa das articulações. É o jogador de futebol que está com o joelho estourado, o judoca que está com problema no ombro ou seja lá o que for. Uma articulação com problemas é muito chato mesmo!

Juntando tudo, você deve ter por volta de 230 articulações móveis e semi-móveis. Dar uma manutenção nessa tralha toda parece ser bem difícil, mas...não é tão difícil quanto parece. A ciência já provou e continua provando que aquilo o que você come ou pode lhe dar uma boa saúde ou lhe mandar para o hospital mais rápido do que se possa imaginar.

Logo, antes de tomar alguma pílula para melhorar algum problema de articulação, o mais sensato seria optar por alimentos que promovem a sua saúde. E saiba que as articulações estão incluidas no pacote. Uma alimentação correta pode beneficiar muito suas articulações.

São vários os alimentos e nutrientes que podem manter suas articulações saudáveis, mas vejamos as principais:

  • Ômega 3: excelente para as articulações principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias. Boas fontes vegans de ômega-3 incluem amêndoas e outros frutos secos, sementes de linhaça, e folhas verdes. Mas os campeões de ômega 3 ainda são os peixes de águas profundas e geladas como o salmão, sardinha e cavalinha.
  • Antioxidantes: também possuem propriedades anti-inflamatórias. Parte-se do princípio que uma alimentação bem colorida é rica em antioxidantes. Mas não é para ficar comendo jujubas. Procure ter em seu prato uma boa variedade de legumes, hortaliças e jamais esqueça as frutas. A vitamina D também é um excelente antioxidante.
  • Ervas e especiarias: gengibre e cúrcuma são fantásticos para reduzir inflamação. No que diz respeito ao gengibre, digo de experiência própria: é um dos melhores anti-inflamatórios que conheço. Em setembro de 2010 fiz uma grande cirurgia dentária em que me foi passado doses cavalares de anti-inflamatórios e analgésicos para aguentar a dor que iria sentir após passar o efeito da anestesia. Pois somente com suco de açaí (um dos maiores anti-inflamatórios do planeta) e chá de gengibre me recuperei "milagrosamente" da cirurgia. Disseram que iria sentir muita dor e que minha cara iria inchar muito. Pois não senti dor nenhuma e até agora estou esperando ficar com a cara inchada.
    Não esqueça também do alho! Além de ser excelente para suas articulações, é ótimo para reforçar o sistema imunológico.
  • Por: Estoubeim .com

Alimentos com a carne vermelha, derivados do leite e até o próprio leite não são muito bons para as articulações. Quer comer, pode até ser, mas...o mínimo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário