terça-feira, 7 de junho de 2011

Anvisa alerta para riscos do consumo da ração humana


  . Foto: Reprodução/O Dia
Relatório diz que produto não oferece todos os nutrientes necessários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta terça-feira, um relatório que alerta sobre os riscos do consumo da chamada ração humana. De acordo com o informe técnico, esse tipo de produto não oferece todos os nutrientes necessários para uma alimentação adequada.
 
O estudo diz que esse tipo de produto é composto por diferentes ingredientes como guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim. Segundo a nota, as pessoas que substituem refeições por esse tipo de produto estão colocando a saúde em risco, conta a Agência Brasil.
 
A expressão ração humana também não poderá mais ser usada no rótulo desses produtos, já que o uso dessa expressão pode gerar dúvidas nos consumidores por não indicar a verdadeira natureza e característica do composto. Também não poderão constar no rótulo ou material publicitário do produto as alegações de que ele tem propriedades medicamentosas, terapêuticas e relativas a emagrecimento.
 
Segundo a Anvisa, a empresa que quiser vender produtos com alegações de propriedades funcionais e ou de saúde deve solicitar registro na agência. As empresas que não cumprirem as exigências estão sujeitas a pagar multa no valor até R$ 1,5 milhão

Por: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário