sábado, 7 de maio de 2011

Alongamento e Natação

Todos nós já escutamos alguma vez que a flexibilidade é importante para melhorar a performance e diminuir o risco de leões, mas isso e verdade? É melhor alongar ou o alongamento é perda de tempo?

Embora você nunca deva escutar apenas uma opinião, uma série de estudos recentes, como o publicado no The Physician and Sportsmedicine, mostram que o alongamento antes dos exercícios não diminui o risco de lesões. E que seria muito melhor aquecer nadando.

Alguns dizem que é melhor aquecer-se, alongar-se e voltar para começar o treino de natação, o que eu particularmente acho impraticável especialmente nos dias mais frios. Outros dizem que é melhor deixar para alongar no final do treino pois o alongamento prejudicaria a habilidade dos músculos de produzir força, e com isso o alongamento iria deixálo(a) mais fraco(a). Controvérsias a parte, o que a maioria dos estudos concorda é que para ter ganhos de flexibilidade é preciso alongar-se por um período de tempo maior. O ideal para aumentar a flexibilidade é que os músculos sejam alongados por pelo menos 40” e que o alongamento seja repetido 1 ou 2 vezes.

Então, como fazer?

Nade por 10-15min lentamente no começo do treino para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos e a lubrificação de suas articulações.

Realize o seu treino normalmente;

Após o término do treino solte por aprox. 5 min e dedique pelo menos 10min aos alongamentos. No caso dos nadadores é importante alongar a parte posterior da coxa e dar atenção especial aos músculos dos ombros.

Durante as competições faça alongamentos leves entre as provas apenas para relaxar antes de soltar a musculatura na piscina de aquecimento. Se não houver piscina de aquecimento movimente-se lentamente (rodando braços, saltitando…) para promover aumento de temperatura e de fluxo sanguíneo no músculos, alongue-se de forma beeeeem suave e vá para sua prova.

Bons treinos!

Por: Espírito Outdoor

Nenhum comentário:

Postar um comentário