quarta-feira, 25 de maio de 2011

Remédio contra a osteoporose: azeite de oliva

Conhecido pelo combate a doenças e recomendado para quem quer uma alimentação saudável, o azeite de oliva, de acordo com a ciência, pode ajudar também no combate a osteoporose. Isso é o que conclui um estudo da Universidade de Córdoba, na Espanha, que diz que o produto contém oleuropeína, um polifenol que aumenta a quantidade de osteoblastos, células que fabricam ossos do corpo humano.

A oleuropeína está presente no azeite de oliva, que é capaz de aumentar a quantidade de osteoblastos, células que fabricam osso novinho em folha.

A oleuropeína é o principal composto fenólico presente nas folhas e no fruto da oliveira. A azeitona tem alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e possui diversos minerais em sua composição, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre e cloro, e é também rico em polifenóis, substâncias químicas vegetais com fortes propriedades antioxidantes.

Os benefícios do azeite também não são imediatos: podem vir a médio e longo prazos e variam de acordo com o metabolismo. Mesmo o azeite sendo um alimento que não faz mal, não pense que pode ingeri-lo à vontade, pois o mesmo também contém grandes teores de calorias.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário