sexta-feira, 6 de maio de 2011

O que são os kettlebells ?

Recentemente, os kettlebells se tornaram populares.
 Primeiro nos Estados Unidos, devido a Pavel Tsatsouline, e depois no restante do mundo.
 A febre do kettlebell se deve a sua simplicidade e aos resultados incríveis que ele proporciona, mas na Rússia onde ele surgiu, os kettlebells são usados há muito tempo.

Você sabe o que é isso?

São bolas de ferro com alças, que podem pesar de 6kg a 32 kg, entre outros. Como se fossem halteres, essas bolas possibilitam maior definição do corpo através de movimentos que trabalham todos os grupos musculares. O resultado garante braços, pernas e bumbum bem torneados.
O Kettlebell fez parte da preparação de Lance Armstrong no seu retorno 'as competições

Na Rússia, a força sempre foi valorizada, era uma honra ser o homem mais forte. Era comum em realizados concursos de força nas cidades e vilas.
 Durante esses concursos eram usados os kettlebells, freqüentemente era coroado como mais forte quem conseguia levantar o kettlebell mais pesado ou quem conseguia levantar o kettlebell mais pesado por mais vezes.
O kettlebell é um peso de ferro maciço com uma alça, o que faz com que o centro de massa do kettlebell durante o exercício esteja fora de sua mão, o que provoca mais instabilidade ao movimento, e com mais instabilidade do movimento conseguimos aumentar o recrutamento muscular dos músculos do tronco que fazem a estabilização do movimento.

Quando você se excita em uma máquina você é forçado a se mover de uma determinada maneira, e com os halteres você mantém o centro de massa do peso na palma de sua mão. Com o kettlebell entretanto, você se aproveita do momentum e da inércia criada durante o movimentos, além de conseguir trabalhar com vários músculos ao mesmo tempo.

Vantagens do kettlebell:

Simpliciade: o kettlebell é um aparelho que proporciona a realização de diversos exercícios. É fácil de transportar e pode ser a solução para quem viaja muito pois cabe no porta-malas do seu carro.

Melhora sua flexibilidade e sua mobilidade articular, pois os exercícios trabalham com uma amplitude de movimento considerável.

Desenvolve sua consciência corporal e concentração. Os exercícios de kettllebell exigem concentração na sua realização.

Alto gasto calórico. Existem relatos na literatura de gastos calóricos de até 800 cal/h para mulheres e 1000 cal/h para homens.

Desenvolve potência. Os movimentos balísticos do kettlebell, como o swing, melhoram a repostas dos músculos, existe um estudo relatando o treinamento da equipe russa da olimpíada de 1980, equipe que ganhou todas as provas de lançamento daquela olimpíada. O estudo relata que toda equipe incorporou o kettlebell ao seu programa de treinamento.

O kettlebell pode ser usado por todos e é uma excelente alternativa para trabalhar os glúteos.

O kettelbell pode substituir a musculação?

Apesar dos programas de treinamento com kettlebell serem bem completos e trabalharem o corpo todo, a musculação ainda é melhor para alguns casos específicos, como para a reabilitação, para pessoas com limitações articulares e para treinos voltados para desenvolver a força máxima.

Mesmo assim, muitas pessoas podem ter benefícios incríveis com o treinamento do kettlebell, pois com pouco tempo de treino e executando apenas 1 exercício (o swing) pode-se alcançar resultados fantásticos.

Por: "Espírito Outdoor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário