sábado, 14 de maio de 2011

Exercícios físicos esporádicos fazem mal para o coração

Por Prof. Wagner Silva Dantas


Cientistas dizem ter comprovado que as pessoas sedentárias devem evitar exercícios físicos vigorosos e repentinos. Segundos pesquisadores da Universidade de Essex, na Grã-Bretanha, atividades físicas não-frequentes representam um sério risco de ataque cardíaco já que elas “forçam” o coração e aumentam o período no qual problemas podem ocorrer. No estudo, apresentado durante uma conferência na Universidade de Cambridge, foram comparados diferentes tempos de recuperação de voluntários após exercícios de moderada e alta intensidade.

“Após os exercícios de alta intensidade, os batimentos cardíacos (dos sedentários) permaneceram significativamente mais altos do que o normal por até 30 minutos. Na verdade, até uma hora depois dos exercícios os batimentos cardíacos não tinham voltado completamente ao normal”, disse a médica Valerie Gladwell.

Moderação:

Os batimentos cardíacos dos voluntários que praticaram atividades físicas mais moderadas retornaram ao normal dentro de 15 minutos. “Quanto mais rápido o coração se recupera, menor o período de tempo em que os problemas cardíacos acontecem“, afirma Valerie (…)


O trecho acima faz parte do texto “Exercícios físicos esporádicos fazem mal para o coração, do Prof. Wagner Silva Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário