quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dor nas Costas

Quando ela é passageira e quando indica um problema grave?

O tempo sentado no trânsito na ida e na volta para o trabalho, as horas passadas diante do computador seja no trabalho ou simplesmente navegando na internet, carregar os filhos e as compras. Não é difícil entender porque a maioria da população já teve ou terá dor nas costas.

Acrescente-se a esse quadro o sedentarismo, o excesso de peso e o estresse da vida diária que faz com que os músculos acumulem tensões. Mas, como definir quando a dor nas costas é passageira ou sintoma de um problema mais grave?

A dor nas costas mais comum é a provocada pela lombalgia aguda, que dura em torno de 12 semanas. É aquele desconforto que se sente na coluna lombar localizada entre a última costela e as nádegas e que vai aumentando de intensidade as medida que nos movimentamos. Inclusive, ela pode ser causada por algum movimento errado que fazemos ao nos abaixarmos para pegar um objeto, por exemplo, ou quando carregamos excesso de peso.

Quando a dor nas costas dura mais de 12 semanas, passa a ser considerada crônica. Por ter causa multifatorial, é bem mais difícil de ser tratada, requerendo a procura de um centro especializado em dor, com equipe multidisciplinar formada por neurocirurgião, reumatologista, ortopedista, entre outros especialistas. Neste caso o indicado é procurar um especialista para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário