quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diferentes tratamentos da água da piscina!

Publicado  por Leandro Gallo

Hoje, graças aos avanços tecnológicos, temos algumas opções de tratamento das piscinas.
Os mais conhecidos são os tratamentos com cloro, salinização e o tratamento com ozônio .É muito importante frisar que os três tratamentos de água são muito eficiêntes, algo em torno de 99,1% a 99,9% , claro que há algumas vantagens e desvantagens entre estes.

As academias, clubes e hoteís estão substituindo o tratamento antigo com cloro por considerarem (com razão) o tratamento agressivo causando mais alergias, principalmente em vias respiratórias, ouvidos, pele e olhos. Mesmo sendo o tratamento mais barato nada melhor que pensar no bem-estar dos frequentadores e gerar fidelização.

Quem nunca nadou e sentiu alguns efeitos mencionados acima ou até mesmo em cabelos ou no próprio maiô que durava muito pouco? Pois é, este é o tratamento com cloro! Nós profissionais que ministramos aulas de hidroginástica ou natação sentíamos muito tais efeitos.

Outro tratamento de piscina é feito através de um processo de salinização tornando os efeitos alégicos muito menores pois nos livra de algumas substâncias encontradas em piscinas de cloro (ex: soda caústica). Devido a este tratamento você se sente até mais leve nadando e há até um certo " sabor" na água.

 A FINA PROÍBE em  suas competições este tratamento de água.

Já o tratamento com ozônio apresenta-se em minha opinião o mais eficaz e o menos agressivo, pois é um tratamento poderoso contra bactérias,fungos e algas, portanto, um ótimo germicida.

OUTRO PONTO POSITIVO é que não irrita a mucosa, pele e olhos. Tem a vantagem também de não desbotar maiôs, sungas ou toucas. Remove cor, odor e sabor da água. Como é menos agressivo, não deixa resíduos, seu único sub produto é o oxigênio, portanto, agride menos o meio ambiente!!!

Nenhum método será eficaz se não houver um bom tratador de piscina e se o equipamento não estiver 100% como filtro e aspiração.

Agora, faça sua escolha e bom treino!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário